Ícone do site Flixlândia

‘Belfast’ é belíssimo visualmente, mas falta profundidade

Belfast crítica do filme Prime Video 2021

Foto: Prime Video / Divulgação

Escrito e dirigido por Kenneth Branagh, o filme “Belfast” traz para tela suas memórias de infância sobre os conflitos na Irlanda do Norte na década de 1960. Vencedor do Oscar 2022 de melhor Roteiro Original, o longa-metragem chega nesta terça-feira (6) ao catálogo do Prime Video.

Leia também

‘Um Lugar Bem Longe Daqui’, entre a natureza e a solidão

‘Loucas Em Apuros’ é caótica, divertidíssima e reflexiva

‘Os Underdoggs’ surpreende com Snoop Dogg, mas o roteiro…

Sinopse de Belfast

“Belfast” narra a vida de uma família protestante da classe trabalhadora da Irlanda do Norte da perspectiva de seu filho de 9 anos, Buddy (Jude Hill), durante os tumultuosos anos de 1960. O jovem percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio a mudanças culturais e violência extrema, sonhando com um futuro melhor e glamoroso que o tire dos problemas atuais.

Enquanto isso, ele se consola com o carismático Pa (Jamie Dornan) e a Ma (Caitríona Balfe), junto com seus avós (Judie Dench e Ciarán Hins) que contam histórias maravilhosas, enquanto a família luta para pagar suas dívidas acumuladas e sonhando em deixar Belfast à medida que o conflito piora.

Leia mais críticas de filmes do Prime Video

Belfast é bom?

“Belfast” é um filme belíssimo visualmente, mas essencialmente vazio, com tendência a desviar-se de todos os espinhos possíveis no meio do caminho, resultando em uma obra que não consegue se decidir verdadeiramente sobre qual caminho seguir.

A narrativa de Kenneth Branagh é bastante pessoal e evita falar de temas sobre os quais o diretor não tem vivência, como o lado dos católicos no conflito. Em vez disso, o caminho do cineasta é pavimentado pela junção de tramas familiares, pelo destaque do olhar de Buddy para tudo o que acontece e pela força do evento histórico que vai moldando os personagens.

Apesar disso, “Belfast” tem momentos deliciosos onde o diretor adiciona ingredientes daquilo que formariam a sua persona artística no futuro. No entanto, o filme se apoia demais nas belas frases de efeito do elenco adulto, na tocante presença do (ótimo) ator mirim Jude Hill, e em um derramamento forçado de cenas emotivas a cada bloco de 20 minutos para convencer o público.

Leia críticas de séries do Prime Video

Conclusão

Embora seja visualmente impressionante e tenha momentos deliciosos, falta profundidade a “Belfast”. Além disso, o filme evita abordar completamente os temas complexos aos quais se propõe, deixando uma sensação de vazio no subir dos créditos finais.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir ao filme Belfast (2021)?

O filme “Belfast” estreou nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro de 2024, no catálogo do Prime Video.

Trailer do filme Belfast, do Prime Video (2021)

Belfast: elenco do filme do Prime Video (2021)

Ficha técnica do filme Belfast, do Prime Video (2021)

Sair da versão mobile