Nosso Modo de Lutar, de Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó (1)

DH Fest 2025 traz programação gratuita com Leci Brandão, Zezé Motta, filmes inéditos e homenagem a Vladimir Herzog: veja programação

"Nosso Modo de Lutar", de Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó (Foto: Divulgação)
Compartilhe

O DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos chega à sua 5ª edição em São Paulo de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2025, trazendo uma programação totalmente gratuita que promete acender debates urgentes por meio de cinema, música, teatro e encontros.

Sob o tema instigante “Memória, terra, liberdade”, o festival, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog e Criatura Audiovisual, e patrocinado pela Petrobras e CAIXA, transforma diversos espaços culturais da cidade – como o Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, Galpão Cultural Elza Soares (MST), Espaço Petrobras de Cinema e Reserva Cultural – em palcos de resistência e celebração da dignidade humana.

➡️ Frete grátis e rápido na AMAZON! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

🎙️ Personalidades e homenagens: programação do DH Fest 2025

Prêmio Marimbás: reconhecimento a Zezé Motta e Sebastião Salgado

Uma das grandes novidades desta edição é a estreia do Prêmio Marimbás, que passará a reconhecer anualmente figuras da arte e cultura com trajetórias marcadas pela luta em direitos humanos. O troféu, uma criação da cartunista Laerte que remete ao único filme dirigido por Vladimir Herzog, será entregue em 2 de dezembro, no Espaço Petrobras de Cinema.

  • A atriz, cantora e ativista Zezé Motta será a premiada desta edição e presenteará o público com um pocket show após a cerimônia de entrega. O festival ainda exibe o curta-metragem “Deixa”, pelo qual Zezé foi premiada como melhor atriz no Festincine de João Pessoa.
  • O fotógrafo Sebastião Salgado (in memoriam) também será agraciado, com a premiação sendo recebida por seus familiares. Em homenagem à sua obra, o aclamado documentário “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Salgado, será exibido na programação.
  • ➡️ Quer saber mais sobre filmesséries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo INSTAGRAMXTIKTOKYOUTUBEWHATSAPP, e GOOGLE NOTÍCIAS, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.

50 Anos sem Vlado: ciclo de filmes homenageia Vladimir Herzog

No ano em que se completam 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura militar, o DH Fest dedica um ciclo especial de documentários para revisitar seu legado e a luta de sua família e colegas pela verdade. Dentre as exibições estão:

  • “A Vida de Vlado – 50 Anos do Caso Herzog” (dir: Simão Scholz), que narra a vida do jornalista e a mobilização após sua morte.
  • “Marimbás” (1963), o único filme dirigido por Herzog, e “Herzog: O Crime Que Abalou A Ditadura” (dir: Antonio Farinaci).

🎶 O festival no Galpão do MST e a volta de Leci Brandão

O sábado, 29 de novembro, será de intensa celebração no Galpão Cultural Elza Soares / Armazém do Campo do MST. Uma maratona cultural traz gastronomia, debate e música para o coração de São Paulo.

  • 12h00: Começa o Almoço da Cozinha Escola Dona Ilda, projeto social do MST com alimentos da Reforma Agrária Popular.
  • 14h00: O encontro “Terra e Luta: sementes para uma alimentação digna” reúne a liderança Guarani Mbya Jerá Guarani e Ana Chã (MST) para um debate essencial sobre soberania alimentar.
  • 15h30: A festa Discopédia assume o Palco Petrobras, com um set 100% dedicado à valorização do vinil e à black music paulistana.
  • 17h30: A grande atração musical da noite é o show especial de Leci Brandão, ícone do samba e da militância. Esta será a primeira apresentação da cantora após um período dedicado à saúde, prometendo um ato de afeto e resistência em defesa da democracia.

🎭 Teatro e Debates: A Força da Palavra e do Palco

Qual a importância de uma Ecologia Decolonial?

Em 27 de novembro, o debate “Memória, Terra e Liberdade” no Centro Cultural São Paulo trará o ambientalista, pesquisador e escritor martinicano Malcom Ferdinand – autor de “Por Uma Ecologia Decolonial” – e a escritora, ativista indígena guarani e psicóloga Geni Núñez. O encontro promete ser um dos pontos altos do festival, explorando as conexões vitais entre ecologia, colonialismo e a luta pela liberdade.

Tragicomédia musical: o teatro em pauta

A programação teatral é outra novidade do 5º DH Fest. O premiado Grupo Pano encena o aclamado musical “Cerrado!” no dia 26 de novembro, uma tragicomédia indicada ao Prêmio Shell 2025 que utiliza o realismo fantástico para discutir os efeitos do colonialismo e a falta de integração na América Latina.

Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken 2 (1)
“Apolo”, de Tainá Müller e Isis Broken (Foto: Divulgação)

🎥 Cinema inédito: filmes que pautam a realidade brasileira

O festival apresenta mais de vinte produções audiovisuais, incluindo longas, curtas e episódios de séries, muitas delas inéditas comercialmente no Brasil.

  • Abertura em Ritmo Soul: A cerimônia de abertura, em 25 de novembro no Reserva Cultural, exibirá o longa “Alma Negra, do Quilombo ao Baile” (dir: Flavio Frederico). O filme é um mergulho no universo afrobrasileiro e na música soul, resgatando a importância dos bailes black como espaços de afirmação de identidade e resistência política.
  • Novas Vozes no Documentário: Destaques incluem “Cadernos Negros” de Joel Zito Araújo, vencedor do prêmio do público na Mostra SP, que narra a história da antologia literária negra; “Honestino” de Aurélio Michiles (com Bruno Gagliasso), que mescla documentário e ficção para recontar a história do líder estudantil Honestino Guimarães, desaparecido na ditadura; e “Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil” de Evaldo Mocarzel, celebrando o ator, diretor e ativista.
  • O Que Foi o Golpe de 8 de Janeiro de 2023? O curta-metragem “Domingo no Golpe”, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi, utiliza imagens de segurança do Palácio do Planalto e trechos do relatório da CPMI para uma sofisticada reflexão sobre os atos de 8 de janeiro, sendo exibido na sessão do filme “Não Dá Pra Esquecer”, sobre o apagamento da memória e o surgimento de grupos extremistas.
  • Vidas Trans em Foco: O longa “Apolo”, primeiro trabalho na direção das atrizes Tainá Müller e Isis Broken, será atração de uma sessão especial. A obra, premiada no Festival do Rio, acompanha um casal transgênero em busca de um pré-natal respeitoso no país.

Além das exibições presenciais, oito curtas-metragens estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming CultSP Play durante todo o festival, levando o debate para além dos espaços físicos.

ℹ️ Serviço: DH Fest 2025

  • Onde Acontece o DH Fest? Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, Galpão Cultural Elza Soares (MST), Espaço Petrobras de Cinema, Reserva Cultural e CultSP Play
  • Quando: De 25 de novembro a 2 de dezembro de 2025
  • Quanto Custa: Entrada Franca (gratuito) em toda a programação
  • Mais Informações: https://www.dhfest.art.br/
    https://www.instagram.com/dh.fest/

🎞️ Programação DH Fest 2025

25/11, terça-feira

Reserva Cultural / sala 3

19h00 coquetel seguido de cerimônia de abertura + exibição de “Alma Negra, do Quilombo ao Baile” (107 min) – dir: Flavio Frederico

26/11, quarta-feira

Centro Cultural São Paulo / Espaço Ademar Guerra

19h00 – espetáculo “Cerrado!”, do Grupo Pano

27/11, quinta-feira

Centro Cultural São Paulo / Sala Lima Barreto

17h00 exibição de “O Sal da Terra” (110 min) – dir: Wim Wenders e Juliano Salgado

19h30 debate “Memória, Terra e Liberdade”, com Malcom Ferdinand e Geni Nunez

28/11, sexta-feira

Centro Cultural São Paulo / Sala Lima Barreto

18h30 exibição de “Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor” (104 min) – dir: Luis Carlos de Alencar

20h30 exibição de “Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil” (90 min) – dir: Evaldo Mocarzel

29/11, sábado

Espaço Petrobras de Cinema – sessão especial Clube do Professor + DH Fest

11h00 exibição de “Apolo” (82 min) – dir: Tainá Müller e Isis Broken

Galpão Cultural Elza Soares / Palco Petrobras

12h00 almoço com alimentos da Reforma Agrária Popular

14h00 encontro “Terra e Luta: sementes para uma alimentação digna”, com Jerá Guarani e Ana Chã 

15h30 apresentação musical Discopédia 

17h30 apresentação musical Leci Brandão

Cinemateca Brasileira / Sala Oscarito

15h00 exibição de “Marimbás” (12 min) – dir: Vladimir Herzog + “Antonio e Vladimir” – teaser (4 min) – dir: Maikon Nery + “Herzog: O Crime Que Abalou a Ditadura” (32 min) – dir: Antonio Farinaci

17h00 exibição de “Honestino” (85 min) – dir: Aurélio Michiles

19h00 exibição de “Alice” (17 min) – dir: Gabriel Novis + “Nosso Modo de Lutar” (15 min) – dir: Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó + “Cavaram uma Cova no Meu Coração” (24 min) – dir: Ulisses Arthur + “Marmita” (21 min) – dir: Guilherme Peraro + “Presépio” (18 min) – dir: Felipe Bibian

30/11, domingo

Cinemateca Brasileira / Sala Oscarito

15h00 exibição de “A Vida de Vlado – 50 Anos do Caso Herzog” (113 min) – dir: Simão Scholz

17h00 exibição de “De Menor – A Série” (69 min) – dir: Caru Alves de Souza

19h00 exibição de “Domingo no Golpe” (23 min) – dir: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi + “Não Dá Pra Esquecer” (77 min) – dir: Fabi Penna e César Cavalcanti

1º/12, segunda-feira

Espaço Petrobras de Cinema / sala 4

20h00 exibição de “O Beijo da Mulher-Aranha” (129 min) – dir:Bill Condon

2/12, terça-feira

Centro Cultural São Paulo / Sala Lima Barreto

15h00 exibição de “A Lenda dos Cavaleiros da Água” (23 min) – dir: Helen Quintans + “O Som da Pele” (22 min) – dir: Marcos Santos + “Deixa” (15 min) – dir: Mariana Jaspe + “Americana” (19 min) – dir: Agarb Rocha + “Meu Pedaço de Mandioca” (14 min) – dir: Raíssa Castor

17h00 exibição de “Cadernos Negros” (73 min) – dir: Joel Zito Araújo

Espaço Petrobras de Cinema/ sala 3

19h00 coquetel seguido de cerimônia de encerramento e entrega do Troféu Marimbás

25/11 a 2/12

CultSP Play – https://cultspplay.com.br/ 

“A Lenda dos Cavaleiros da Água” (23 min) – dir: Helen Quintans

“Alice” (17 min) – dir: Gabriel Novis 

“Americana” (19 min) – dir: Agarb Rocha

“Cavaram uma Cova no Meu Coração” (24 min) – dir: Ulisses Arthur

“Marmita” (21 min) – dir: Guilherme Peraro

“Meu Pedaço de Mandioca” (14 min) – dir: Raíssa Castor

“Nosso Modo de Lutar” (15 min) – dir: Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó

“O Som da Pele” (22 min) – dir: Marcos Santos

Escrito por
Wilson Spiler

Formado em Design Gráfico, Pós-graduado em Jornalismo e especializado em Jornalismo Cultural, com passagens por grandes redações como TV Globo, Globonews, SRZD e Ultraverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procuram-se colaboradores
Procuram-se colaboradores

Últimas

Artigos relacionados
Notícias

‘Uma Batalha Após a Outra’, com Leonardo DiCaprio já está no streaming: saiba onde assistir

O aclamado thriller de ação política e humor sombrio, Uma Batalha Após...

Final Explicado de O Agente Secreto o que é a Perna Cabeluda
Notícias

Entenda a lenda da Perna Cabeluda: o folclore macabro de Recife revivido em ‘O Agente Secreto’

O lançamento de “O Agente Secreto” (2025), dirigido por Kleber Mendonça Filho...

Final explicado do filme Sonhos de Trem, da Netflix 2025
Notícias

Final explicado de ‘Sonhos de Trem’: o que o voo de Robert Grainier significa sobre o sentido da vida?

Sonhos de Trem (Train Dreams), aclamada adaptação do romance de 2011 de...

Listamos os 24 (claro) melhores filmes da A24 que você precisa ver ainda este ano
Notícias

Listamos os 24 (claro) melhores filmes da A24 que você precisa ver ainda este ano

A produtora e distribuidora independente A24 alcançou um status quase intocável na...

O Último Ritual ‘Invocação do Mal 4’ ganha teaser trailer; ASSISTA!
Notícias

Quando ‘Invocação do Mal 4’ estreia na HBO Max? Temos uma ótima notícia para você

A expectativa pela estreia de Invocação do Mal 4: O Último Ritual...

‘Depois da Caçada’, com Julia Roberts e Andrew Garfield, chega ao streaming ‘de graça’ saiba onde assistir online
Notícias

‘Depois da Caçada’, com Julia Roberts e Andrew Garfield, chega ao streaming ‘de graça’: saiba onde assistir online

Após passagem pelos cinemas, o aclamado thriller psicológico Depois da Caçada, com...