
Crédito: Leo Lara / Universo Produção / Divulgação
A Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos eventos mais importantes dedicados ao cinema brasileiro contemporâneo, ganha uma edição especial em Paris, França, entre os dias 3 e 7 de abril. A programação faz parte do festival francês Regards Satellites e acontecerá em locais emblemáticos como Cinéma L’Ecran, Cinéma Le Méliès, Cinemateca Francesa e Salle Langevin.
Abertura com cinema mineiro e cearense
A abertura será realizada no Cinéma L’Ecran com o curta Fantasmas, do mineiro André Novais Oliveira, e o longa cearense Estrada para Ythaca, dirigido por Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. Ao todo, serão exibidos 12 filmes que ilustram a diversidade e experimentação da produção cinematográfica brasileira recente.

Você também pode gostar disso:
+ Redenção com roteiro pronto: ‘A Forja’ inspira, mas não surpreende
+ ‘Corações Prometidos’, um amor impossível em meio ao dever e à tradição
+ O palco está montado para a guerra no episódio 7 de ‘Demolidor: Renascido’
Destaques da programação
Entre os destaques estão filmes como É Rocha e Rio, Negro Leo, de Paula Gaitán; O Quadrado de Joana, de Tiago Mata Machado; Pacific, de Marcelo Pedroso; A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa; e Baronesa, de Juliana Antunes. Além disso, haverá a sessão especial Saint-Denis por Lincoln Péricles, que explora a experiência do cineasta paulistano na cidade francesa.

Debates e intercâmbio cultural
A programação também inclui debates com os cineastas e curadores brasileiros, destacando a importância do diálogo e intercâmbio cultural entre Brasil e França. No dia 9 de abril, haverá ainda um seminário especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis sobre as conexões entre crítica cinematográfica e curadoria.
Informações completas
Para informações completas e detalhes da programação, acesse o site oficial: www.mostratiradentes.com.br.
Siga o Flixlândia nas redes sociais
+ TikTok
+ YouTube