Nuovo Olimpo, novo romance italiano da Netflix, dirigido por Ferzan Özpetek e escrito por Gianni Romoli em colaboração com Ferzan Özpetek, se passa em Roma na década de 70 e conta a história de amor à primeira vista de dois homens que se conhecem no cinema. Após esse primeiro contato, eles acabam se apaixonando perdidamente e embarcam em um romance intenso durante um período conturbado da Itália.
Leia também
- ‘As Ladras’ foge do tradicional tiro, porrada e bomba
- ‘Retratos de um Amor’: a comédia romântica que te fará rir e chorar
- ‘Irmã Morte’ não faz jus à expectativa, mas tem seus bons momentos
A pessoa certa na hora errada
Nuovo Olimpo possui o clássico enredo sobre a pessoa certa na hora errada. O casal protagonista, Enea (Damiano Gavino) e Pietro (Andrea Di Luigi), se conhece quando eram jovens e sonhadores. Enea é um estudante de Cinema que frequenta regularmente o Nuovo Olimpo, cinema local conhecido como ponto de encontro de homens gays.
Pietro, por sua vez, é um estudante de Medicina que descobre o espaço após encontrar Enea pela primeira vez no set de gravação de um filme. Os dois se apaixonam instantaneamente, mas Pietro nunca se relacionou com um homem, então ele está compreensivelmente tímido e nervoso.
Um romance jovem, mas maduro
Os vários encontros iniciais do jovem casal são bastante agradáveis, especialmente porque Enea dá a Pietro o espaço e tempo necessário para que ele se sinta confortável física e psicologicamente em seu primeiro relacionamento com um homem.
Contudo, o encanto acaba. Após a separação dos dois personagens principais, eles passam a maior parte do restante do longa em dois universos completamente separados, com cônjuges enfadonhos e vidas adultas sem brilhos ao longo de algumas décadas. E todo esse arco do filme é simplesmente desinteressante. Não há desenvolvimento e profundidade nesses parceiros, tanto o marido de Enea, quanto a esposa de Pietro, são muito mal explorados e não há como simpatizar com eles.
Nuovo Olimpo é bom?
O final de Nuovo Olimpo salva o filme com sucesso. Não o redime completamente após longos minutos de tédio, mas conclui bem a moral da trama e pode ser dito que é algo pelo qual vale a pena esperar. O longa-metragem possui um desfecho que não necessariamente é o que um romance oferece, mas é o encerramento que a história merece e faz todo sentido.
Além disso, há um terceiro protagonista nesse filme: o cinema. Nuovo Olimpo também é uma declaração de amor à sétima arte. O cenário da bilheteria e da sala de exibição é um bela escolha estética e traz a nostalgia de uma época em que os cinemas de rua estavam por toda parte.
Dessa forma, Nuovo Olimpo, infelizmente, não entrega todo o seu potencial. Manter os protagonistas apaixonados separados durante todo o filme é um sacrifício necessário para cumprir e concluir a moral da história, mas deixa todo o meio da projeção vazio e desinteressante.
Onde assistir ao filme Nuovo Olimpo?
O filme de romance italiano Nuovo Olimpo estreou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Nuovo Olimpo, da Netflix
Nuovo Olimpo: elenco do filme da Netflix
- Luisa Ranieri
- Greta Scarano
- Aurora Giovinazzo
- Loredana Cannata
- Giancarlo Commare
- Andrea Di Luigi
- Damiano Gavino
- Federico Mancini
Ficha técnica de Nuovo Olimpo, novo filme da Netflix
- Título original do filme: Nuovo Olimpo
- Direção: Ferzan Özpetek
- Roteiro: Ferzan Özpetek e Gianni Romoli
- Gênero: Romance, drama
- País: Itália
- Ano: 2023
- Duração: 111 minutos
- Classificação: 16 anos
Amor e ódio cá deste lado..esperava que ficassem juntos, grande seca o filme, já basta a realidade que vivemos, final triste, insuficiente. É real que aconteceu na vida do diretor, enfim, triste. Destaco uma personagem com reflexo de luz no fim do túnel: a esposa de Pietro com a atitude de faze lo ir atrás do Eneas..
Gostei muito do filme. Delicado e natural. Sem esteriótipos. Elenco e interpretações excelentes, luz e fotografia lindas. No ambiente que o Enea frequentava que era liberal, o amor era respeitado e permitido, enquanto que no ambiente do Pietro, heteronormativo, isso não poderia acontecer entre dois homens. O final abre a possibilidade de ter dupla interpretação. Eles vão ao encontro da Pizza no restaurante do início, mas em outra época e o Pietro está sem o bigode. Isso me chamou a atenção então o romance seguiu.
Esperava mais e claro esperava um final feliz deles juntos, mas acho que filme retrata que os amores, nem o mais intenso e maior da vida precisa ser eterno.
Eu vivi algo muito parecido, e vale o que vivemos, vi no filme cenas que me levaram ao meu passado e retratou exatamente o mesmo, a vida separou e cada um reconstruiu sua vida e seguiu seus caminhos.
Ser esquecido de fato doi, então nos lembramos de vez em quando com muito carinho.
Às vezes se tivessem largado tudo pra recomeçar, poderia estaragar o que de lindo tiveram afinal nem se conhecem mais, em 30 anos passados as pessoas são outras, com novos habitos, responsabilidades, sentimentos.
Sem contar que o Amor só dura se for alimentado, assim a distancia é apenas nostalgia falando mais alto!
Discordo totalmente, o final é justamente o pior do filme! Os primeiros encontros deles são belíssimos, é uma das personificações de “amor à primeira vista” mais perfeitas que já vi em filmes. De fato a maior parte do enredo, onde eles ficam separados por tantos anos, é bem monótona… mas a esperança do reencontro que é mantida todo o tempo é o que não deixa o filme perder toda a graça. Aí vem um final patético, uma troca de meias palavras e um adeus, e fim. Que triste pensar que um amor que durou por anos termina desse jeito… a mensagem não era “que o tempo e o espaço nunca nos separem”? Me decepcionei bastante.
Corretíssimo. A mensagem é homofóbica. O filme quer mostrar que homoafetivos não podem ter um amor verdadeiro. Como psicanalista e cinéfilo eu digo: o filme é um desserviço.
Eu não entendi o final de Nuovo Olimpo. Alguém poderia me explicar?
O final é a coisa mais patética e homofóbica que pode existir. É um libelo mezzo islamista mezzo pentecostal de que dois homens não têm o direito de amar.