Ícone do site Flixlândia

‘O Sobrevivente’, o clássico cult de Schwarzenegger que você precisa ver

O Sobrevivente crítica do filme Netflix 1987

Foto: Netflix / Divulgação

Pouco conhecido do grande público, o filme “O Sobrevivente” (The Running Man) foi lançado em 1987 e veio logo após os sucessos de Arnold Schwarzenegger, como “O Predador” (1987), “Comando para Matar” (1985), “O Exterminador do Futuro” (1984) e “Conan, o Bárbaro” (1982). Por isso, talvez, não tenha tido tanta repercussão, mas, ainda assim, é um ótimo exemplar de obras de um dos maiores atores de ação da história de Hollywood.

Leia também

‘Os Descendentes’ é bem mais do que entretenimento efêmero

‘Limites’ acalenta a alma

Masato Harada reafirma seu talento em ‘Golpe Perigoso’

Sinopse de O Sobrevivente

Situado em 2019, em uma América totalitária, o filme nos apresenta a Ben Richards (Schwarzenegger), um policial injustamente acusado de atirar em civis durante um tumulto por comida. Condenado a uma colônia penal, sua história toma um rumo inesperado quando ele se torna o protagonista involuntário de um programa de TV mortal chamado “The Running Man”. Sob a batuta do carismático Damon Killian, interpretado brilhantemente por Richard Dawson, o programa oferece liberdade aos prisioneiros se conseguirem sobreviver aos assassinos profissionais conhecidos como “stalkers”.

Leia mais críticas de filmes da Netflix

O Sobrevivente é bom?

Adaptado da obra homônima de Stephen King (sob o pseudônimo Richard Bachman), “O Sobrevivente” é uma verdadeira ode à era de ouro dos filmes de ação dos anos 1980, equilibrando entretenimento puro e uma crítica sutil à sociedade da época. O longa dirigido por Paul Michael Glaser, é, sem dúvida, um espetáculo de ação carregado de adrenalina, mas sua verdadeira força reside na presença magnética de Schwarzenegger.

O elenco de vilões, com apelidados criativos, passa a sensação de estarmos assistindo a uma série de quadrinhos na tela. A reviravolta de Richard Dawson, um antigo apresentador de programas de TV, como o mestre de cerimônias é genial, adicionando uma camada de sátira à história. No entanto, algumas sequências de ação são repetitivas, seguindo um padrão previsível, e a personagem interpretada por Maria Conchita Alonso parece um tanto deslocada.

Leia críticas de séries da Netflix

“O Sobrevivente” é um clássico cult que, embora não tenha se destacado inicialmente, encontra nova vida em sua capacidade de entreter e provocar reflexão décadas depois. Sua visão distópica, apesar de ser uma representação exagerada dos anos 1980, ecoa de maneira surpreendentemente atual, especialmente quando consideramos o surgimento da realidade virtual e das deepfakes.

Com uma trama envolvente, atuações cativantes e doses generosas de ação, o filme oferece uma experiência que continua a ressoar em um mundo onde a linha entre entretenimento e realidade está cada vez mais difusa.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir ao filme O Sobrevivente (1987)?

O filme “O Sobrevivente” está disponível para todos os assinantes da Netflix.

Trailer do filme O Sobrevivente (1987)

O Sobrevivente: elenco do filme (1987)

Ficha técnica do filme O Sobrevivente (1987)

Sair da versão mobile