Início » ‘Revelações’, quando a fé é o disfarce do abismo

Após impactar o público com a visceralidade de Invasão Zumbi (2016) e mergulhar nas questões espirituais e sociais em Profecia do Inferno, o cineasta sul-coreano Yeon Sang-ho retorna com o filme “Revelações”.

Desta vez, ao lado do roteirista Choi Gyu-seok, ele troca o fantástico pelo sombrio realismo e explora o fanatismo, a dor e os desvios morais sob a capa da fé. A partir da adaptação do próprio quadrinho homônimo lançado em 2022, Yeon propõe uma história densa e desconfortável, onde religião, trauma e obsessão colidem com consequências devastadoras.

Frete grátis e rápido! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

Sinopse do filme Revelações (2025)

Em “Revelações”, acompanhamos Sung Min-chan (Ryu Jun-yeol), um pastor aparentemente devoto que vive à sombra de sua ambição e do desprezo de sua esposa. Quando uma jovem de sua congregação desaparece, ele encontra no estranho Kwon Yang-rae (Shin Min-jae) — recém-libertado por crimes sexuais — um suspeito ideal.

Ao mesmo tempo, a detetive Lee Yeon-hui (Shin Hyun-been) é movida por sua própria dor: o suicídio da irmã após ser vítima de Yang-rae. Os caminhos dessas três figuras se cruzam em uma espiral de paranoia, delírio e sede de justiça, onde Deus pode ser apenas uma desculpa para o pior que há no ser humano.

Você também pode gostar disso:

+ Falta identidade a ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’

‘Branca de Neve’ não consegue equilibrar tradição com modernidade

Sadie Sink brilha, mas ‘O’Dessa’ desafina na execução

Crítica de Revelações, da Netflix

O grande mérito de “Revelações” está em sua disposição de tratar a fé não como resposta, mas como problema. Sung Min-chan é um personagem moldado pela insegurança e pela necessidade de redenção aos olhos dos outros — e de si mesmo.

Sua busca por justiça se confunde com vaidade, seu altruísmo esconde uma raiva contida, e sua convicção religiosa serve de escudo para ações cada vez mais questionáveis. O olhar de Yeon sobre o personagem é menos condenatório do que perturbadoramente compreensivo: acompanhamos sua lenta transformação de pastor em justiceiro messiânico como se fosse inevitável — ou pior, aceitável.

Roteiro ambicioso, mas desigual

Ainda que o roteiro traga reflexões potentes sobre moralidade, redenção e culpa, “Revelações” se perde em sua própria complexidade narrativa. O primeiro ato é excessivamente denso, com múltiplas camadas temporais, segredos não revelados e subtramas que só se justificam mais adiante.

A entrada da detetive Yeon-hui, por exemplo, ocorre de maneira brusca e sua presença parece quase secundária diante da dominância de Min-chan na história. Só na metade final o equilíbrio entre os dois protagonistas começa a se firmar — e, mesmo assim, ainda pesa mais para o lado do pastor.

Atuações que elevam o material

Ryu Jun-yeol entrega uma das atuações mais impressionantes de sua carreira. Seu Min-chan é, ao mesmo tempo, frágil e assustador, gentil e monstruoso. É o retrato perfeito de alguém que, incapaz de encarar sua própria impotência, veste o manto divino para justificar o caos.

Shin Hyun-been faz o que pode com uma personagem menos explorada, mas ganha fôlego nas cenas finais, quando o trauma se mistura à urgência moral. Destaque também para Shin Min-jae como Yang-rae: sua presença inquietante e olhar perturbador deixam claro que estamos diante de um vilão que encarna o horror da banalidade do mal.

Crítica social embutida

Mesmo com menos foco no comentário sociopolítico do que em obras anteriores, Yeon não abandona sua crítica à institucionalização da fé. O contraste entre a igreja decadente de Min-chan e a ambição de assumir uma megaigreja evidencia a hipocrisia de um sistema onde o discurso religioso serve de moeda para poder e influência. É uma visão ácida, mas realista, que encontra eco em sociedades muito além da coreana.

Acompanhe o Flixlândia no Google Notícias e fique por dentro do mundo dos filmes e séries do streaming

Conclusão

“Revelações” é um thriller psicológico intenso, desconfortável e imperfeito — como os próprios personagens que o habitam. Embora tropece em sua estrutura narrativa e por vezes desequilibre seus protagonistas, o filme acerta ao retratar como a fé, quando corrompida por egos feridos e traumas mal resolvidos, pode se tornar a mais perigosa das armas.

Yeon Sang-ho talvez ainda esteja à sombra do fenômeno que foi Invasão Zumbi, mas com “Revelações”, ele reafirma seu interesse em dissecar o lado mais sombrio da condição humana — desta vez, sem zumbis, mas com monstros muito mais reais.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Instagram

Twitter

TikTok

YouTube

Onde assistir ao filme Revelações?

O filme está disponível para assistir na Netflix.

Trailer de Revelações (2025)

Elenco de Revelações, da Netflix

  • Ryu Jun-yeol
  • Shin Hyun-been
  • Shin Min-jae

Ficha técnica do filme Revelações

  • Título original: Revelations
  • Direção: Yeon Sang-ho
  • Roteiro: Kyu-Seok Choi, Yeon Sang-ho
  • Gênero: suspense, policial
  • País: Coreia do Sul
  • Duração: 122 minutos
  • Classificação: 14 anos

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *