Qual a diferença entre um filme bom e um filmaço? As opiniões divergem, mas um ponto em comum é um roteiro bem amarrado e com o mínimo de furos possível. Assim é “Atena” (2025), filme de Caco Souza estrelado por Mel Lisboa e Thiago Fragoso, que em alguns aspectos entrega excelência e outros deixa a desejar.
Depois de dois anos entre produção e busca por distribuição, o longa-metragem finalmente ganha as telonas através da A2 Filmes, com estreia nos cinemas brasileiros marcada para esta quinta-feira, 31 de julho de 2025.
Sinopse
A história é sobre a personagem-título, dona de uma loja de roupas que tem um trauma pesado de infância. Para lidar com suas feridas abertas, Atena passa a identificar e matar estupradores e agressores de mulheres. Paralelamente, o jornalista de Fragoso investiga os crimes junto à polícia.
➡️ Siga o Flixlândia no WhatsApp e fique por dentro das novidades de filmes, séries e streamings
Crítica
Em primeiro lugar, as qualidades: a dupla principal está perfeita nos papéis, principalmente Mel Lisboa, entregando uma protagonista que transita de forma crível entre a justiceira e a pessoa comum. Fragoso não tem um papel tão desafiador, mas entrega de forma correta seu jornalista curioso. Já o elenco de apoio, principalmente os “vilões”, são unidimensionais e sem muito desenvolvimento além do clichê do homem mau escondido em pele de cordeiro.
Os temas, abordados de forma não panfletária, mostram-se importantes na atualidade: a violência contra mulheres, e principalmente, crianças, ainda é algo comum e muitas vezes ignorado por quem está ao redor. Ao mesmo tempo, o sentimento que cresce nas vítimas, muitas vezes assistindo os agressores saírem impunes, cria um justificado ressentimento que é até estranho não existirem mais “Atenas” por aí.

Pequenos poréns
A câmera e a fotografia também merecem elogios. As cenas escuras tem a quantidade certa de luz para que o espectador entenda o que está acontecendo. E aqui começam os “poréns”. Atena não é a mais fria das assassinas, e não parece planejar muito o que está fazendo. Fica constantemente na mira de armas, e por vezes precisa resolver no braço as situações mesmo em desvantagem óbvia.
O roteiro deixa alguns furos e conveniências que acabam por distrair da ambientação criada pela montagem e enquadramentos. Mesmo assim, o resultado final é positivo, mesmo com essas questões que contribuem para distrair um pouco o público. “Atena” é um bom suspense com ótimo ritmo, e toca em assuntos importantes sem parece uma aula.
➡️ ‘Filhos’ debate a punitividade e o senso de justiça da sociedade
➡️ ‘O Ritual’: novo filme sobre exorcismo não acrescenta muito ao subgênero
➡️ ‘Nada’: filme nacional aborda a memória afetiva de maneira peculiar
Conclusão
Em suma, “Atena” é um bom suspense nacional que cumpre seu papel de entreter e, mais importante, de provocar reflexão. Apesar de algumas conveniências e furos de roteiro que podem tirar o espectador da imersão, a força das atuações de Mel Lisboa e Thiago Fragoso, a fotografia eficaz e, principalmente, a coragem de abordar temas tão sensíveis como a violência contra a mulher e a impunidade, fazem com que o filme de Caco Souza seja uma obra relevante e necessária.
“Atena” não se propõe a ser perfeito, mas é um lembrete contundente de que, muitas vezes, a justiça falha e o anseio por reparação é um sentimento universal e compreensível. É um filme que, mesmo com suas imperfeições, merece ser visto e discutido.
Onde assistir ao filme Atena?
O filme estreia no dia 31 de julho de 2025 nos cinemas brasileiros.
➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo Instagram, X, TikTok e YouTube, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.
Assista ao trailer de Atena (2025)
Elenco do filme Atena
- Mel Lisboa
- Thiago Fragoso
- Lui Mendes
- Gilberto Gawronski
- Bruno Krieger
- Luiz Franke
- Mari Amaral
- Jéssica Nigro
- Marcelo Crawshaw
- Marcos Verza