Depois de sua première mundial no Festival de Berlim de 2025, “De Menor – A Série”, novo trabalho da diretora paulista Caru Alves de Souza, ganha pré-estreia brasileira no Festival do Rio 2025. Episódios da produção integram a programação da Première Brasil deste ano, com exibição na próxima terça-feira (07/10), às 21h30, no Estação NET Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo).
Obra ficcional que gira em torno de audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei, a série tem linguagem não-naturalista. Cada um dos seis episódios adota um gênero ou estilo diferente, incluindo musical, programa de TV, game e podcast. Sua veiculação se dará pelo Canal Brasil, em data a ser anunciada.
Episódios exibidos no Festival do Rio
Na Première Brasil são exibidos o primeiro e o terceiro episódios. No primeiro, um adolescente está sendo julgado por supostamente ser traficante e entra em um “conflito musical” com um juiz rigoroso que está em dúvida sobre qual sentença é a mais justa. No terceiro, a história de uma adolescente que comete um assalto para impressionar seu namoradinho é transformada em um programa televisivo sensacionalista.
O Festival do Rio é importante na trajetória de Caru Alves de Souza. O evento exibiu seu primeiro trabalho ficcional, o curta-metragem “Assunto de Família” (2011); lançou seu primeiro longa-metragem, “De Menor” (2013), vencedor da Première Brasil daquele ano; e foi o primeiro festival brasileiro a programar o longa “Meu Nome é Bagdá” (2020).
Segundo a diretora, a nova série busca “desnaturalizar uma situação extremamente violenta para com adolescentes desassistidos”. Daí a opção por uma proposta não-realista, que acontece inteiramente em cima de um palco de teatro, sem ter suas estruturas escondidas, expondo a ideia de encenação e de que existe uma construção social por trás dessas tragédias.
➡️ Festival do Rio 2025 anuncia filmes selecionados para a Mostra Première Latina 2025; confira
➡️ Festival do Rio 2025 revela os filmes selecionados para a Première Brasil; CONFIRA
Outro conceito muito importante foi o de criar situações que “quebravam” constantemente o fluxo narrativo para que o espectador se lembrasse que o que ele está vendo não é real – ainda que seja muito realista – numa tentativa de convidá-lo a refletir sobre o que ele está vendo.” (veja texto completa ao final)
Com seu roteiro final fruto de um processo colaborativo de criação desenvolvido junto ao elenco, a série conta com a atuação de jovens talentos, como os atores Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, que haviam participado de “Meu Nome é Bagdá”. Ao seu lado estão Benjamín, Luan Carvalho e Taciana Bastos, além das participações das atrizes Carlota Joaquina, Marina Medeiros, do músico Shabazz, Rita Batata e Giovanni Gallo. Estes dois últimos foram protagonistas do longa “De Menor”, vencedor do Festival do Rio em 2013 e que serviu de inspiração para a série.
Produção
“De Menor – A Série” é uma produção da Tangerina Entretenimento, empresa comandada pela cineasta Tata Amaral. A equipe criativa principal é composta pelo diretor de fotografia Leonardo Feliciano (o mesmo de “Marte Um”), a montadora Camila Rizzo, que acumula diversas premiações em eventos norte-americanos, e o diretor de arte Julio Dojcsar, conhecido artista visual, grafiteiro e cenógrafo.
Participam ainda a figurinista Silvana Marcondes, elogiada por seus trabalhos em espetáculos teatrais, a preparadora de elenco Marina Medeiros (de “Ensaio Sobre a Cegueira”), o editor de som e mixador Pedro Noizyman e o autor da trilha musical André Whoong, que haviam trabalhado em “Meu Nome é Bagdá”.
No canal da Tangerina Entretenimento no YouTube estão disponíveis o trailer oficial da série, assim como teasers de todos os seus episódios. O endereço é www.youtube.com/tangerinafilmes.
“De Menor – A Série” foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine / BRDE), Programa de Ação Cultural – ProAC (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) e Spcine.
➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo Instagram, X, TikTok e YouTube, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.