Filme ‘Bastion 36’, da Netflix, é baseada em fatos reais (2)

Filme ‘Bastion 36’, da Netflix, é baseada em fatos reais?

Crédito: Reprodução
Compartilhe

Bastion 36 é baseado em fatos reais? Essa dúvida tem cercado o público desde a estreia do filme na Netflix em 28 de fevereiro de 2025. Dirigida por Olivier Marchal, a produção traz uma história que se passa no submundo da polícia francesa, retratando a luta por poder, lealdade e justiça.

O protagonista, Antoine Cerda (Victor Belmondo), é um comandante transferido para uma nova unidade após sofrer uma sanção disciplinar. No entanto, quando seus antigos colegas são misteriosamente assassinados, ele se vê envolvido em uma perigosa investigação que pode colocar sua própria vida em risco.

Frete grátis e rápido! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

O estilo realista de Olivier Marchal

Olivier Marchal tem um histórico de produções inspiradas no submundo do crime e da polícia. Ex-policial, o diretor é conhecido por seu realismo ao retratar operações policiais e a luta pelo poder dentro das instituições. Entre seus trabalhos mais notáveis estão 36 Quai des Orfèvres e Bronx, que trazem temas semelhantes ao de Bastion 36.

A fotografia escura, o tom brutal das cenas de ação e os dilemas morais dos personagens criam a sensação de que a história poderia ser baseada em eventos reais. No entanto, mesmo que o filme possua inspirações na realidade, sua trama é ficcional.

Você também pode gostar disso:

+ ‘O Verão que Mudou Minha Vida’: temporada 3 ganha data de estreia
+ Comédia no ponto certo: episódio 3 de ‘Amor e Batatas’ conquista de vez
+ Final explicado de ‘Delicious’: qual é o plano sombrio de Teodora?

A conexão de ‘Bastion 36’ com a realidade

Bastion 36 se baseia em elementos reais para construir sua narrativa, mas não é uma história verídica. O roteiro foi inspirado no livro Flic Requiem, de Michel Tourscher, que tem influências de casos policiais autênticos. No entanto, os personagens e eventos foram criados para a trama do filme.

A obra também faz referências ao funcionamento da polícia francesa e ao ambiente de rivalidade dentro das instituições. Questões como corrupção, traição e busca por justiça são trabalhadas com um tom realista, mas sem serem baseadas em casos específicos.

Filme ‘Bastion 36’, da Netflix, é baseada em fatos reais
Crédito: Reprodução

‘Bastion 36’ é baseada em fatos reais?

Embora tenha inspirações em casos do mundo policial, Bastion 36 é uma obra de ficção. A produção utiliza elementos reais para dar credibilidade à trama, mas sua história é totalmente fictícia. O longa busca trazer uma representação intensa e crua da vida policial, mas sem se basear em um caso específico.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

+ Instagram

+ Twitter

+ TikTok

+ YouTube

Escrito por
Carla Lima

Apaixonada por filmes e séries - sobretudo suspenses, plot twists, biografias e documentários - e música! Pedagoga por formação. Jornalista, escritora e revisora por vocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procuram-se colaboradores
Procuram-se colaboradores

Últimas

Artigos relacionados
Dona Beja episódio 6 crítica da novela HBO Max 2026 Flixlândia
Notícias

‘Dona Beja’: quando e que horas estreiam os episódios 11 a 15 na HBO Max?

Se você já devorou os primeiros capítulos da nova aposta da HBO...

Um dos filmes mais assustadores de 2025 chega ao streaming se você gosta de terror, é obrigação assisti-lo
Notícias

Um dos filmes mais assustadores de 2025 chega ao streaming: se você gosta de terror, é obrigação assisti-lo

A aguardada estreia de Animais Perigosos no circuito digital encerra o mistério...