O Festival do Rio 2025 se aproxima e, com ele, a promessa de uma janela cultural sem precedentes. A tradicional Mostra Première Latina retorna com uma seleção de 18 filmes que oferecem um panorama vibrante e multifacetado da produção cinematográfica em países como Argentina, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Equador.
Com títulos que já foram aclamados em grandes festivais como Berlim, Veneza e Locarno, a mostra se consolida como um espaço vital para o diálogo e a reflexão sobre as questões sociais, políticas e existenciais que ecoam na região.
A programação, que promete agitar o festival entre os dias 2 e 12 de outubro, é um convite a explorar narrativas que refletem a complexidade e a riqueza de olhares dos povos da América Latina.
Destaques da Mostra Première Latina no Festival do Rio 2025: diretores e filmes que prometem brilhar
A curadoria da Première Latina do Festival do Rio deste ano não poupou esforços para reunir alguns dos nomes mais consagrados do cinema latino-americano, ao lado de talentos emergentes que já chamam atenção da crítica internacional.
Um dos mais aguardados é o retorno da diretora argentina Lucrecia Martel, com a estreia brasileira de “Nossa Terra” (Nuestra Tierra). Reconhecida por sua força autoral em filmes como “Zama” e “O Pântano”, Martel agora incursiona pelo documentário, abordando a violência contra os povos indígenas. A obra já passou pelos festivais de Veneza e Toronto e está em competição em San Sebastián, reforçando o seu peso cinematográfico.
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Outro nome de peso é o chileno Sebastián Lelio, vencedor do Oscar por “Uma Mulher Fantástica”. Ele apresenta o vibrante musical “A Onda” (La Ola), inspirado nos protestos do “Maio Feminista” de 2018. A obra promete uma fusão de arte e ativismo, ecoando as lutas por igualdade de gênero.
A lista de filmes premiados não para por aí. O drama queer “O Olhar Misterioso do Flamingo” (La misteriosa mirada del flamenco), de Diego Céspedes, chega ao Rio com o prestigiado Prix Un Certain Regard de Cannes 2025. Já o longa “A Mensagem” (El Mensaje), de Iván Fund, foi vencedor do Prêmio do Júri na Berlinale 2025. Esses filmes, por si só, garantem uma dose de cinema de alta qualidade e com reconhecimento internacional.
Do drama social ao horror sobrenatural: a diversidade de gêneros na Première Latina
A mostra também se destaca pela variedade de gêneros e temáticas abordadas. O filme argentino “O Lago da Perdição” (La Virgen de la Tosquera), de Laura Casabé, promete intrigar o público com sua mistura de crônica geracional e horror sobrenatural. Eleito o Melhor Filme Argentino no BAFICI 2025 e exibido no Festival de Sundance, o longa é um exemplo de como o cinema latino-americano explora narrativas arrojadas.
Para quem busca uma sátira mordaz, a aposta é “Homo Argentum”, de Mariano Cohn e Gastón Duprat. O fenômeno de bilheteria na Argentina, estrelado pelo grande ator Guillermo Francella, investiga com ironia o comportamento da elite e as tensões sociais.

A programação se aprofunda ainda mais com títulos que se conectam a temas urgentes da região. “Belén”, de Dolores Fonzi, reencena um caso real que mobilizou a luta por direitos reprodutivos na Argentina. A diversidade cultural é celebrada em “A Filha Condor”, de Álvaro Olmos Torrico, que destaca as tradições indígenas nos Andes bolivianos. Já as complexidades da vida familiar e da memória são exploradas em “O Sítio”, de Silvina Schnicer, e “As Correntes”, de Milagros Mumenthaler.
O cinema de gênero também tem seu espaço, com o suspense de “A Cobra Negra”, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux, e a fábula sombria de “O Diabo Fuma”, de Ernesto Martínez Bucio. A lista se completa com filmes que exploram as relações interpessoais, as crises existenciais e a crítica social de forma poética e provocadora.
A Première Latina 2025 no Festival do Rio não é apenas uma mostra de filmes, mas um verdadeiro mapa do cinema contemporâneo feito na América Latina. Ela revela talentos, traz histórias potentes e reafirma o papel do cinema como uma ferramenta de reflexão e conexão entre os povos. É uma oportunidade imperdível para o público carioca e todos os amantes da sétima arte.
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Confira os filmes da Première Latina do Festival do Rio 2025
- A Cobra Negra (La Couleuvre Noire), de Aurélien Vernhes-Lermusiaux
- A Filha Condor (La Hija Cóndor), de Álvaro Olmos Torrico
- A Hera (Hiedra), de Ana Cristina Barragán
- A Mensageira (The Message, El Mensaje), de Iván Fund
- A Onda (La Ola), de Sebastián Lelio
- As Correntes (Las Corrientes), de Milagros Mumenthaler
- Belén, de Dolores Fonzi
- Cobre, de Nicolás Pereda
- É Sempre Noite (Siempre Es de Noche), de De Luis Ortega
- Filho Mais Velho (Hijo mayor), de Cecilia Kang
- Homo Argentum – (Homo Argentum), De Mariano Cohn, Gastón Duprat
- Nancy – Entre o Desejo e o Passado (Nancy), de Luciano Zito
- Nossa Terra (Nuestra Tierra), de Lucrecia Martel
- O Diabo Fuma (e guarda as bitucas todas na mesma caixa), de Ernesto Martínez Bucio
- O Lago da Perdição (La virgen de la tosquera), de Laura Casabe
- O Olhar Misterioso do Flamingo (La misteriosa mirada del flamenco), de Diego Céspedes
- O Sítio (La quinta), de Silvina Schnicer
- Um Cabo Solto (Un Cabo Suelto), de Daniel Hendler
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