Final de ano é época de lançamentos com potencial de Oscar. Da Bélgica, chega “Jovens Mães”, filme que retrata o pós parto de cinco adolescentes em situação de perigo social. Tratando com um olhar empático e sem julgamentos, a obra toca num assunto delicado de uma forma sóbria, quase documental.
De forma linear, o diretor Jean-Pierre Dardenne mostra as dificuldades das jovens mesmo em um dos países mais ricos da Europa. Em comum, elas têm o abandono dos pais das crianças, e por tabela, de qualquer rede de apoio de familiares, dependendo da ajuda governamental e com a opção traumática de entregar as crianças para adoção por casais ricos.
Sinopse
O filme retrata a vida de cinco adolescentes grávidas que vivem juntas em um abrigo para mães na região de Liège, na Bélgica, lutando por um futuro melhor para si mesmas e para seus filhos, enfrentando as dificuldades criadas pelas realidades de onde vieram.
Entre conflitos familiares, carências afetivas e o peso da sobrevivência, elas aprendem a construir, em meio à precariedade, gestos de cuidado e solidariedade.
➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo INSTAGRAM, X, TIKTOK, YOUTUBE, WHATSAPP, e GOOGLE NOTÍCIAS, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.
Resenha crítica do filme Jovens Mães
A pluralidade das histórias mostra que a questão das mães solteiras não seria muito diferente caso não tivessem engravidado: lares quebrados, órfãs, relacionamentos com pessoas duvidosas, drogas. O meio do qual cada um vem e sobrevive até aquele momento não tinha muitas possibilidades de futuro mesmo antes.
O drama aqui reside no cotidiano, nas trocas simples com quem deveria ou poderia dar apoio, mas ao mesmo tempo tais pessoas estão imersas na cultura contemporânea da individualidade extrema e do “não é meu problema”. A responsabilidade pela vida das adolescentes, uma época confusa por si, já era negligenciada antes mesmo da gravidez.
Assim, a realidade brutal bate de frente com as expectativas do quinteto, de ter uma família, algo que nenhuma teve como base. Os momentos com as crianças dão um refresco: mesmo apenas ocupando pequenos momentos, a presença dos bebês está sempre lá, influenciando as decisões de todas, que sempre esperam ter escolhido a melhor opção.

Conclusão
Dessa forma, o filme é bem convencional, o que não poderia ser de outra forma visto o tema a ser tratado. A ousadia aqui é tratar de assuntos que muitos preferem varrer para debaixo do tapete e fingir que não existe. Afinal, o entorno das jovens, em grande parte tóxico, também é responsável pela existência de gravidezes não planejadas e que impactam a vida das garotas, enquanto muitos fecham os olhos.
Onde assistir ao filme Jovens Mães?
O filme estreia no dia 1º de janeiro de 2026 exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Trailer de Jovens Mães (2026)
Elenco do filme Jovens Mães
- Babette Verbeek
- Lucie Laruelle
- Elsa Houben
- Janaïna Halloy Fokan
- Samia Hilmi


















