
Foto: Netflix / Divulgação
Baseado em eventos reais que ocorreram durante as manifestações estudantis entre 2014 e 2017 na Venezuela, o filme “Simón”, dirigido por Diego Vicentini, explora o dilema do protagonista ao decidir entre permanecer em seu novo lar ou retornar para lutar contra o regime ditatorial em seu país.
Leia também
‘Tótem’, um um retrato humano e comovente sobre a perda iminente
Mudança brusca de gênero pode dividir opiniões sobre ‘Os Três Males’ (que é bom)
‘O Astronauta’: filme com Adam Sandler tem viagem espacial e introspectiva
Sinopse de Simón, da Netflix (2023)
Após fugir de um regime opressor na Venezuela e tentar uma nova vida em Miami, um jovem luta contra o peso de tudo o que deixou para trás.
Leia mais críticas de filmes da Netflix
Crítica do filme Simón (2023)
“Simón” é o típico filme que qualquer pessoa ao começar a escrever deve saber que estará sujeita a críticas. Seja para ser chamada de “comunista”, “petista” ou de “bolsonarista”, “fascista”. Então, de antemão, avisamos que a resenha é baseada na qualidade técnica da produção e não no viés ideológico que ela quer – ou não – transparecer.
A força do filme reside principalmente no seu roteiro, que aborda temas impactantes como a luta pela liberdade e os dilemas migratórios. A história de Simón é comovente e ressoa com a realidade de muitos migrantes. No entanto, a direção de Vicentini é básica e pouco incisiva, deixando a narrativa superficial e sem explorar a complexidade emocional dos personagens.
As atuações, embora competentes, não se destacam, o que afeta a capacidade do filme de transmitir plenamente a intensidade do conflito. A falta de conexão emocional com os personagens diminui a empatia do espectador em relação às suas lutas e decisões. Por outro lado, o uso de material audiovisual real fortalece a autenticidade da trama, fornecendo um contexto histórico e político.
Leia tudo sobre séries da Netflix
Simón, da Netflix, é bom?
Em suma, “Simón” é um filme com um roteiro potente que aborda temas importantes, mas é limitado por uma direção fraca e atuações medíocres. Apesar dessas deficiências, o longa-metragem consegue transmitir uma mensagem relevante sobre as difíceis decisões migratórias e a luta contra ditaduras, independentemente de qualquer posição ideológica.
- Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN
Siga o Flixlândia nas redes sociais
Onde assistir ao filme Simón (2024)?
“Simón” estreou nesta sexta-feira, dia 1º de março de 2024, no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Simón, da Netflix (2024)
Simón: elenco do filme da Netflix (2024)
- Christian McGaffney
- Jana Nawartschi
- Roberto Jaramillo
- Luis Alejandro Silva
- Franklin Virgüez
- Pedro Pablo Porras
Ficha técnica do filme Simón, da Netflix (2023)
- Título original do filme: Simón
- Direção: Diego Vicentini
- Roteiro: Diego Vicentini
- Gênero: drama
- País: Venezuela, Estados Unidos
- Ano: 2023
- Duração: 99 minutos
- Classificação: 12 anos