O novo filme de Tom e Jerry apresenta uma aventura bastante diferente do habitual: a dupla de gato e rato mais querida do mundo se envolve em mais uma confusão, mas desta vez, ambientada na China.
No entanto, o título traduzido do longa apresenta um problema de identidade. Enquanto o nome em inglês, “‘Tom and Jerry: Forbidden Compass”, remete diretamente ao artefato místico de maior importância da produção, a tradução brasileira para “Uma Aventura no Museu” simplesmente não traduz a proposta nem faz jus à essência do filme, que se passa na mítica Cidade Dourada da China, e não apenas em um museu.
Sinopse
Na trama, Jerry invade uma grande exposição no museu, mas o que começa como uma simples travessura logo sai do controle. Tom, que agora trabalha como segurança do local, entra em ação para capturá-lo, e no meio da confusão os dois acabam sendo transportados no tempo. Perdidos em uma época distante, eles precisarão deixar as brigas de lado e trabalhar juntos para encontrar um jeito de voltar para casa.
➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo INSTAGRAM, X, TIKTOK, YOUTUBE, WHATSAPP, e GOOGLE NOTÍCIAS, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.
Resenha crítica do filme Tom e Jerry: Uma Aventura no Museu
Entre tarifas e bloqueios econômicos no cenário político internacional, a produção promove a união de um clássico americano da Hanna-Barbera ao tradicionalismo chinês. Uma receita bastante inusitada que, à primeira vista, até pode impressionar.
A franquia da Warner Bros. aposta na fusão da animação ocidental às tradições orientais, explorando cores vibrantes, traços inspirados na estética chinesa, efeitos sonoros e um enredo que mistura aventura com lendas folclóricas da China. Inicialmente, a proposta parece funcionar.

Emperrou…
Contudo, a engrenagem logo emperra. O maior problema do filme está em seus personagens novos, que ocupam grande parte do tempo de tela, mas carecem de carisma e se mostram facilmente esquecíveis. A animação acaba se apoiando em uma trama centrada em protagonistas menos interessantes do que os próprios Tom e Jerry, deixando a dupla — que carrega o nome do filme — em um papel secundário.
A narrativa segue em ritmo acelerado, apostando em sequências de hiperestímulo visual, e esquece de desenvolver o humor, justamente a essência de Tom e Jerry. A fórmula deste fenômeno da Warner Bros. é simples e mundialmente conhecida: o gato tenta capturar o rato, o rato escapa, e o gato se frustra. Esse ciclo vicioso e clássico de perseguição é a base do sucesso da franquia, responsável por transformar a dupla em um dos desenhos animados mais icônicos desde sua estreia, há 85 anos.
Assim, diante das bodas deste clássico, Tom e Jerry mereciam mais que apenas figurar em um longa que carrega sua marca.
Onde assistir ao filme Tom e Jerry: Uma Aventura no Museu?
O filme estreia nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Trailer de Tom e Jerry: Uma Aventura no Museu (2026)
Elenco do filme Tom e Jerry: Uma Aventura no Museu
- Li Baixin
- Mino Eek
- Tom
- Zhang Gang
- Jiang Wen Jin
- Hanlin Li
- Yûki Tardh
- Jerry
- Xiongfei Tu
- Zhang Wenjie
- Shun Zi
















