A nova série francesa da Netflix, “Fiasco”, nos leva aos bastidores de uma produção cinematográfica tumultuada, fazendo uma homenagem involuntária à falecida cineasta Eleanor Coppola. Com uma estrutura de mockumentary e um tom que oscila entre o humor e a crítica ao processo criativo, a minissérie se desdobra em sete episódios que exploram o caos de uma filmagem destinada ao desastre.
Leia também:
- ‘O Caso Asunta’ não atinge todo o seu potencial
- ‘Adeus, Terra’, uma perspectiva profundamente humana sobre o fim dos tempos
- Carisma é o grande ponto forte de ‘Garotos Detetives Mortos’
Sinopse de Fiasco, da Netflix
“Fiasco” segue Raphaël Valande, um diretor novato interpretado por Pierre Niney, enquanto ele tenta dirigir seu primeiro longa-metragem, uma história baseada na vida de sua avó, uma lutadora da resistência.
A série começa com a perda do investimento inicial, do protagonista e da sanidade de Raphaël em apenas uma semana de filmagem. Problemas aumentam com a presença de um sabotador misterioso, acidentes no set, gafes em aparições na mídia e outras desventuras que transformam a produção em um verdadeiro fiasco.
Leia mais críticas de séries da Netflix
Crítica da série Fiasco (2024)
A atuação de Pierre Niney como Raphaël é o coração da série, trazendo uma mistura de nervosismo e ingenuidade que lembra os primeiros dias de Woody Allen. A série brilha em seus momentos de humor físico e diálogos afiados, embora falte uma sátira mais aprofundada sobre a indústria cinematográfica. Ao invés disso, “Fiasco” prefere brincar com o formato de documentário e focar no desenvolvimento pessoal e profissional desastroso de Raphaël.
O contraste entre a incompetência de Raphaël e a dificuldade de gerenciar um grande set de filmagem é bem explorado, ilustrando as dificuldades e o caos que podem surgir em qualquer produção cinematográfica. No entanto, a série poderia beneficiar-se de uma crítica mais incisiva sobre os clichês e absurdos do mundo do cinema, algo que séries como “Call My Agent!” fizeram com mais eficácia. Ainda assim, é uma produção extremamente divertida, garantindo um passatempo de primeira aos espectadores.
Confira todas as críticas de filmes da Netflix
Conclusão
“Fiasco” oferece um olhar cômico e por vezes crítico sobre os bastidores de uma produção cinematográfica. Enquanto a série entrega muitas risadas e momentos memoráveis, carece de uma mordida satírica mais afiada que poderia elevar seu impacto. No entanto, graças à atuação de Niney e ao talentosos coadjuvantes, a minissérie consegue conquistar o espectador.
- Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN
Onde assistir à série Fiasco (2024)?
A minissérie francesa “Fiasco” está disponível para assinantes da Netflix.
Trailer da série Fiasco
Elenco de Fiasco, da Netflix
- Pierre Niney
- Géraldine Nakache
- Pascal Demolon
- Leslie Medina
- Louise Coldefy
- Djimo
- Juliette Gasquet
- Igor Gotesman
Ficha técnica de Fiasco (2024)
- Título original: Fiasco
- Criação: Igor Gotesman
- Direção: Igor Gotesman
- Roteiro: Igor Gotesman, Tania Gotesman, Pierre Niney, Nicolas Slomka
- Gênero: comédia
- País: França
- Ano: 2024
- Temporada: 1
- Episódios: 7
- Duração: de 33 a 41 minutos
- Classificação: 16 anos
1 thought on “‘Fiasco’, um olhar divertido e crítico sobre os bastidores do cinema”