Disney comemora 90 anos do Pato Donald no Brasil: confira as ações e ativações

Foto: Equipe RG Produções

Este ano, um dos personagens mais queridos da Disney completa 90 anos desde sua primeira aparição oficial: Donald Duck, ou Pato Donald, como é conhecido no Brasil, surgiu pela primeira vez no curta-metragem “A Galinha Esperta” (“The Wise Little Hen”), lançado em 9 de junho de 1934. Para celebrar essa data tão especial, a Disney anunciou a campanha “Donald 90”, que será comemorada ao longo de todo o ano com diversas ações e ativações especiais para os fãs ao redor do mundo.

Leia também

‘X-Men ’97’ puxa a fila de lançamentos do Disney+ em março

‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’ é uma reimaginação impressionante do clássico romance

‘A Última Loja de Consertos’ e a música como instrumento de transformação

Pato Donald ‘pula’ carnaval em Salvador

As comemorações de “Donald 90” já começaram no Brasil, durante o Carnaval de Salvador, em fevereiro, com uma ação inédita. O próprio Donald esteve presente na capital baiana para participar do maior Carnaval de rua do mundo. O personagem foi recebido pelo cantor, compositor e embaixador do turismo brasileiro, Carlinhos Brown, no Candeal, bairro de origem de Brown com forte presença da cultura africana.

Além de visitar os principais pontos turísticos da cidade, Donald também marcou presença no “Camarote Brown by Licia Fabio” no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, onde Brown vestiu um look exclusivo no trio elétrico inspirado no personagem. A marca carioca The Paradise criou o visual especialmente para a ocasião, e a Rommanel desenvolveu acessórios exclusivos para complementar o visual. As duas marcas lançarão coleções temáticas pelos 90 anos de Donald em breve.

Nos próximos meses, outros licenciados da Disney apresentarão produtos desenvolvidos exclusivamente para a celebração. A campanha também contará com ações de marketing que acontecerão ao longo do ano e serão divulgadas em breve. A passagem do personagem pelo Brasil foi registrada em um emocionante vídeo. Confira:

História de criação do personagem Pato Donald

Donald Duck foi idealizado após Walt Disney ouvir o dublador Clarence Nash fazendo vozes de animais no rádio, no início dos anos 30, sendo até hoje um dos personagens mais marcantes da Disney. Considerado o fiel escudeiro de Mickey Mouse, Donald Fauntleroy Duck é conhecido por seu humor peculiar e sua pouca paciência, mas também por ser um grande amigo e cheio de energia.

O personagem, que tem sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood, já participou de mais de 150 curtas animados, além de dezenas de shows e especiais de televisão, incluindo “A Casa do Mickey Mouse” e “Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras”. Entre seus filmes mais famosos estão “Alô Amigos!” (1942), “Os Três Cavaleiros” (1944) e “Fantasia” (1940), todos disponíveis no Disney+.

Pato Donald nos quadrinhos

Fora das telas, Donald também se tornou um grande astro através das HQs. Suas histórias fizeram grande sucesso em países do mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde seu primeiro quadrinho foi lançado em 1938 no Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen. Mais tarde, em 1950, a revista “O Pato Donald” foi o marco inicial da Editora Abril e é o título de quadrinhos mais extenso no Brasil, mantendo-se em circulação sem interrupções até julho de 2018.

Uma curiosidade que mostra a popularidade do personagem é que o primeiro produto licenciado da Disney no Brasil foi um livro do Donald, em 1943. A trajetória de Donald Duck ao longo desses 90 anos é marcada por momentos icônicos e um carinho especial dos fãs ao redor do mundo, mostrando que seu charme e sua personalidade cativante conquistaram gerações e continuam encantando até hoje. Parabéns, Donald, pelos seus 90 anos de aventuras e diversão!

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Sobre o autor

1 thought on “Disney comemora 90 anos do Pato Donald no Brasil: confira as ações e ativações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *