O filme Diamantes do Caos (Ijogbon), novo drama nigeriano da Netflix, dirigido por Kunle Afolayan e escrito Tunde Babalola, conta a história de quatro adolescentes de uma aldeia rural no sudoeste da Nigéria que encontram uma bolsa cheia de diamantes brutos perdidos em uma floresta. A decisão deles de ficar com os diamantes desperta uma série de acontecimentos perigosos, colocando um deles em uma situação bem hostil.
Leia também
- ‘Era Uma Vez Uma Estrela’ é genérico, mas eficiente
- ‘Jogo Justo’ é um terror psicológico sobre amor e inveja
- O mistério e a diversão passam longe de ‘Mate-me, Se Puder’
Diamantes do Caos é, antes de mais nada, um filme expositivo que nos apresenta um pequeno vislumbre das questões sociais, políticas e culturais do país onde foi criado. Mesmo sem se aprofundar nesses temas mencionados, tendo em vista que não é esse o grande propósito da obra, o longa aproveita de forma magistral os recursos que tem disponíveis, e aposta em caracterizações convincentes, estreladas principalmente pelos renomados Yemi Solade, Bimbo Manuel e Ruby Akubueze. Tais escolhas tornam-no um filme inteligente que transmite de forma eficaz e convincente a sua mensagem por meio de um roteiro bem construído.
Vale a pena ver Diamantes do Caos?
Diamantes do Caos possui um enredo objetivo e impactante. Como dito anteriormente, é um filme expositivo que não procura caminhos estilísticos ou profundidades estéticas. Nesta obra o que importa é a história, o retrato social e, principalmente, a denúncia feita por meio dos personagens que representam a corrupção e a ambição.
Este longa inclina-se mais para o aspecto humano e social do que para temas abstratos e filosóficos: em Diamantes do Caos tudo gira em torno da corrupção, ambição e egoísmo. E no meio disso tudo, encontram-se quatro crianças que começam a navegar nesse ambiente hostil e cruel dos adultos.
Contudo, todos esses elementos não torna Diamantes do Caos um filme difícil de assistir ou opressor; muito pelo contrário: é uma trama que brinca com a sensibilidade e emoções do público para mergulhá-lo ainda mais em sua história.
Portanto, trata-se uma obra que desenvolve de forma habilidosa essa jornada da maturidade de um grupo de adolescentes que têm o primeiro contato com o dinheiro e poder. E que expõe tal trama de forma sensata, terna e agridoce, dessa forma atingindo seus objetivos através de um roteiro inteligente.
Onde assistir ao filme Diamantes do Caos?
O filme de drama nigeriano Diamantes do Caos estreou nesta sexta-feira, dia 13 de outubro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Diamantes do Caos, da Netflix
Diamantes do Caos: elenco do filme da Netflix
Ebiesuwa Oluwaseyi
Ruby Akubueze
Kayode Ojuolape
Yemi Shodimu
Yemi Solade
Bimbo Manuel
Sam Dede
Femi Branch
Femi Adebayo
Ficha técnica de Diamantes do Caos, novo filme da Netflix
- Título original do filme: Ijogbon
- Direção: Kunle Afolayan
- Roteiro: Tunde Babalola
- Gênero: Drama e suspense
- País: Nigéria
- Ano: 2023
- Duração: 115 minutos
- Classificação: 14 anos
1 thought on “‘Diamantes do Caos’ expõe as mazelas do poder e corrupção em uma sociedade pobre”