Misture a comédia dos animes/mangás com o suspense de Agatha Christie e Sherlock Holmes a um pouco de aventura e contos de fadas dos irmãos Grimm. Temos aí o novo filme japonês Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime (Akazukin, Tabi no Tochu de Shitai to Deau), que estreou recentemente no catálogo da Netflix.
Na trama, temos Chapeuzinho Vermelho (Kanna Hashimoto) e Cinderela (Yûko Araki) se envolvendo em uma trama de mistério sobre o assassinato do cabelereiro do rei. Durante o baile (esse mesmo dos conto em que a princesa perde o sapato), é que o crime vem à tona e ele precisa ser resolvido antes da meia-noite, quando a carruagem vira abóbora.
Leia também
Vale a pena assistir?
Bom, essa sinopse tem um pouco de encantamento, assim como o próprio filme. Em uma Terra Muito Distante… Havia um Crime, que já alcançou o top 1 da Netflix, tem, de fato, ótimos momentos. Assim como em “Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho” (2005), que faz uma versão disruptiva do clássico conto de fadas, a produção japonesa foge do lugar-comum e tenta dar uma nova cara às histórias das suas personagens protagonistas.
Aqui, Chapeuzinho Vermelho é uma espécie de Sherlock Holmes (ou seria Enola Holmes?) e se torna a principal responsável pela investigação do caso. Cinderela é, mais uma vez, vítima de maus-tratos das irmãs, mas uma reviravolta na trama, pode alterar essa imagem de santinha da personagem, mas não cabe se aprofundar nesse detalhe para não estragar a experiência de quem assiste ao filme.
Apesar de garantir algumas boas risadas e inovar em certos detalhes, Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime fica, por vezes, cansativo. Apesar de não ter uma projeção tão extensa, com tantas reviravoltas e com a história praticamente centrada nas descobertas de Chapeuzinho Vermelho, o longa peca por excessos. O que não o torna ruim, mas certamente seria mais agradável se o roteiro fosse um pouco mais enxuto.
Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime vai ter continuação?
No mais, é uma diversão leve e despretensiosa para quem quer ver algo original e sair do mais do mesmo do catálogo da Netflix. O desfecho também pode ser um bom afago para os fãs de doramas (ainda que seja uma produção japonesa) e dá a entender que podemos ter esperança em uma continuação. Se depender do sucesso que está fazendo, é só esperar o anúncio.
Onde assistir ao filme Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime?
Em uma Terra Muito Distante… Havia um Crime estreou em 14 de setembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime, da Netflix (2023)
Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime: elenco do filme (Netflix)
- Kanna Hashimoto
- Yuko Araki
- Takanori Iwata
- Natsuna
- Yumi Wakatsuki
Em uma Terra Muito Distante Havia um Crime, filme japonês da Netflix (2023)
- Nome original do filme: Akazukin, Tabi no Tochu de Shitai to Deau
- Direção: Yûichi Fukuda
- Roteiro: Aito Aoyagi, Yûichi Fukuda, Tetsurô Kamata
- Gênero: comédia, policial, aventura
- País: Japão
- Ano: 2023
- Duração: 107 minutos
- Classificação: 12 anos
1 thought on “O conto de fadas diferente de ‘Em uma Terra Muito Distante… Havia um Crime’”