O-Abismo-Netflix-história-real-do-filme-2024

Foto: Netflix / Divulgação

O filme sueco de ação e desastre “O Abismo” (Avgrunden) vem fazendo muito sucesso na Netflix, ocupando, inclusive, a primeira posição do top 10 da plataforma no momento em que esse artigo foi escrito. Diante, principalmente, do início da produção, fica a pergunta: “O Abismo” é baseado em uma história real?

Leia também

‘O Abismo’ é um desperdício de potencial

Regina King é a primeira mulher negra a ser eleita para o Congresso dos EUA em ‘Shirley para Presidente’: veja o trailer

‘Oppenheimer’ faz a festa no BAFTA 2024: veja a lista completa de vencedores

Qual a história do filme O Abismo?

O filme da Netlfix conta a história de uma cidade mineira na Suécia que é atingida por uma enorme atividade sísmica, resultando em grande destruição. Enquanto o município de Kiruna se prepara para sua mudança para Nova Kiruna devido à sua proximidade potencialmente perigosa com a mina de Kiirunavaara, uma explosão de rocha aleatória provoca o caos. A gerente de segurança da mina, Frigga, é encarregado de liderar a evacuação dos habitantes da região. No entanto, o desastre pessoal atinge a mulher quando seu filho, Simon, desaparece.

Leia mais notícias de filmes da Netflix

Conheça a história real de O Abismo, da Netflix

“O Abismo” foi parcialmente inspirado no desastre real que atingiu Kiruna em maio de 2020. A produção mescla elementos da vida real com uma narrativa fictícia para criar um filme de desastre. A cidade, que nasceu em 1900 da extração de minério de ferro e tem cerca de 22 mil habitantes, enfrenta riscos devido à exploração intensiva do subsolo, resultando em rachaduras no chão da cidade.

Em 2004, a região iniciou um concurso para empresas de arquitetura apresentarem soluções para mover parte do local. O projeto vencedor, da White Architects, prevê a realocação gradual do centro da cidade até 2040, devido à previsão de afundamento total do centro original até 2050. A mudança visa afastar a cidade da mina de ferro e evitar futuros desastres.

A Igreja de Kiruna, construída em 1912, por exemplo, será transportada peça por peça, e outras casas serão relocadas ou reconstruídas. A empresa estatal de mineração, Luossavaara-Kiirunavaara AB (LKAB), optou por realocar os moradores para evitar o fechamento da mina, oferecendo opções de compra das residências ou moradias no novo local.

Confira tudo sobre séries da Netflix

Terremoto de Kiruna em 2020

Em 2020, um terremoto de magnitude 4,1 atingiu Kiruna, relacionado à atividade de mineração. Apesar da inspiração real, “O Abismo” se afasta da realidade da cidade, segundo Joel Kangas, gerente de mineração da LKAB, e Anders Lindberg, gerente de imprensa da empresa, que afirmam que a produção exagera e se distancia da verdadeira história do município. De acordo com eles, em entrevista ao SVT Nyheter, os cidadãos não precisam se preocupar com o que foi mostrado no filme.

  • Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Sobre o autor

1 thought on “‘O Abismo’: filme da Netflix é baseado em uma história real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *