Produzida em colaboração com a Kugali, uma companhia panafricana, e dirigida pelo nigeriano Olufikayo Ziki Adeola, a nova série animada “Iwajú” já está disponível com seus seis episódios exclusivamente no Disney+.
Ambientada na futurista cidade de Lagos, na Nigéria, a trama cativante segue Tola, uma jovem residente da próspera ilha, e seu melhor amigo Kole, um autodidata especialista em tecnologia. Juntos, eles exploram segredos e perigos escondidos em seus mundos divergentes. “Iwajú” oferece uma jornada emocionante, enriquecida por visuais impressionantes e inovações tecnológicas que refletem o espírito vibrante da maior cidade da Nigéria.
Leia também:
Mas o que significa ‘Iwajú’?
O encanto e a cultura da série de animação são evidentes em seu título, e o consultor cultural do projeto, Toluwalakin Olofoyeku, esclarece a origem do termo: “‘Iwájú’ é parte de uma expressão em iorubá, ‘Ojó iwájú’, que se traduz literalmente como ‘o dia seguinte’ ou, mais amplamente, ‘o futuro’. Muitos dos personagens principais da série são iorubás, um dos principais grupos étnicos da Nigéria”.
Esta expressão captura a essência da série, mesclando futurismo e tradições culturais locais.
Leia mais notícias de séries do Disney+
Conheça os fascinantes personagens da série Iwajú
Tola Martins
Central na trama de “Iwajú”, Tola é uma garota de 10 anos com grandes aspirações, que se recusa a aceitar o mundo como ele é, optando por vê-lo como deveria ser. Sua empatia e intuição permitem que ela compreenda e se conecte com todos ao seu redor.
Tunde Martins
Tunde, pai de Tola, é um executivo de tecnologia dedicado que, devido ao trabalho e às exigências de um chefe implacável, tem pouco tempo para a filha. Ele desenvolveu guardiões robóticos para proteger crianças dos sequestros frequentes na região. Apesar de sua origem humilde, sua riqueza o fez esquecer suas raízes.
Otin
Otin é um animal de estimação robótico, um lagarto agama, presente de Tunde para Tola. Projetado para segurança infantil, Otin desenvolve uma consciência própria ao longo da série, lutando para equilibrar sua programação simples com a complexa realidade ao redor.
Kole Adesola
Kole, o melhor amigo de Tola, nasceu em uma família de condição modesta. Trabalha na casa de Tola e seu pai, lidando com tarefas como jardinagem. Com poucas oportunidades de melhorar sua vida, Kole enfrenta uma existência que testa seu verdadeiro caráter.
Bode DeSousa
Bode, um homem alto de origem pobre, lidera uma rede criminosa clandestina. Ele se vê como um Robin Hood moderno, embora geralmente guarde para si as riquezas que coleta, recusando-se a aceitar a responsabilidade por suas ações.
Saiba tudo sobre filmes do Disney+
A equipe por trás da série Iwajú
Entre os criadores estão Olufikayo Ziki Adeola, Toluwalakin Olofoyeku e Hamid Ibrahim. Saiba mais sobre eles!
Olufikayo Ziki Adeola (diretor e criador)
Natural de Lagos, Adeola co-fundou a Kugali Media e estudou redação criativa em Londres, onde começou seu envolvimento no mundo do entretenimento.
Toluwalakin Olofoyeku (consultor cultural)
Cofundador da Kugali, Olofoyeku tem uma longa paixão por quadrinhos e animações, influenciado desde cedo por filmes clássicos da Disney.
Hamid Ibrahim (designer de produção)
Nascido em Uganda, Ibrahim teve uma infância no Quênia onde desenvolveu um amor pela arte, particularmente influenciado pelo filme “O Rei Leão”.
A série “Iwajú” é uma produção da Disney Animation, com roteiro de Adeola e Halima Hudson, música de Ré Olunuga e supervisão executiva de Jennifer Lee e Byron Howard.
Sobre a Kugali
Fundada por Adeola, Olofoyeku e Ibrahim, a Kugali Media é um coletivo que visa levar as ricas histórias africanas para o público global através de animação e outras mídias.
Juntamente com a série, a Disney e a ABC News Studios lançaram o documentário “Iwajú: Um Novo Dia”, que explora a colaboração entre a Disney e a Kugali Media.
- Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN
3 thoughts on “‘Iwajú’: saiba o que significa e fique por dentro de tudo sobre a série do Disney+”