Paranoia crítica do filme Netflix 2007
Críticas

‘Paranoia’ captura e mantém a atenção do público

Compartilhe

Lançado em 2007, o filme “Paranoia” (Disturbia), dirigido por D.J. Caruso, que chegou ao catálogo da Netflix, é um thriller psicológico estrelado por Shia LaBeouf e Carrie-Anne Moss. O longa-metragem é uma releitura moderna do clássico “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchcock, e explora temas como isolamento, vigilância e a invasão de privacidade em uma era dominada pela tecnologia.

Sinopse de Paranoia (2007)

A trama gira em torno de Kale Brecht (Shia LaBeouf), um adolescente problemático que, após a morte de seu pai em um acidente de carro, se envolve em uma briga na escola e é condenado a cumprir prisão domiciliar. Com uma tornozeleira eletrônica que limita seus movimentos a um raio de cem metros de sua casa, Kale começa a buscar formas de passar o tempo. Ele acaba se envolvendo em uma rotina de espionagem de seus vizinhos, utilizando binóculos e câmeras para observar a vida alheia.

Sua curiosidade aumenta quando ele começa a suspeitar que um de seus vizinhos, Robert Turner (David Morse), pode ser um assassino em série. Com a ajuda de sua nova amiga Ashley (Sarah Roemer) e de seu melhor amigo Ronnie (Aaron Yoo), Kale tenta descobrir a verdade por trás das suspeitas, enquanto enfrenta os desafios e perigos dessa investigação amadora.

Você certamente vai gostar disso:

Crítica do filme Paranoia

“Paranoia” consegue criar uma atmosfera de tensão constante, que mantém o público na ponta da cadeira do início ao fim. D.J. Caruso utiliza de maneira eficaz os elementos de suspense, combinando cenas de espionagem com momentos de pura adrenalina. A direção é precisa, especialmente na construção de cenas que equilibram o suspense com o drama adolescente, oferecendo uma narrativa fluida e cativante.

Shia LaBeouf, no papel de Kale, entrega uma atuação convincente, capturando perfeitamente a angústia e a frustração de um adolescente confinado, ao mesmo tempo em que transmite a determinação e coragem necessárias para enfrentar seus medos. Carrie-Anne Moss, como a mãe de Kale, Julie, traz uma profundidade emocional ao filme, retratando uma mãe preocupada e tentando lidar com a rebeldia do filho enquanto lida com seu próprio luto.

David Morse, no papel do suspeito Robert Turner, é impecável em sua interpretação, transmitindo uma sensação de ameaça constante, mantendo o público incerto sobre suas verdadeiras intenções até o clímax do filme. Sarah Roemer e Aaron Yoo, como Ashley e Ronnie, respectivamente, adicionam um toque de leveza e camaradagem que equilibra a tensão crescente.

O roteiro, escrito por Christopher Landon e Carl Ellsworth, é bem estruturado, misturando momentos de suspense com interlúdios mais leves e cômicos, o que ajuda a manter o ritmo do filme. A trilha sonora de Geoff Zanelli complementa a atmosfera tensa e contribui para a imersão do espectador na trama. No entanto, “Paranoia”, em alguns momentos, recorre a clichês do gênero e se torna um pouco previsível. Além disso, o desenvolvimento de coadjuvantes poderia ter sido mais aprofundado, oferecendo uma narrativa mais complexa.

Conclusão

“Paranoia” é um thriller eficaz que consegue capturar e manter a atenção do público através de uma boa combinação de suspense e drama adolescente. Com uma direção competente de D.J. Caruso e boas atuações, o filme consegue conquistar o espectador, mesmo que se torne, por vezes, clichê e previsível.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir ao filme Paranoia (2007)?

O filme está disponível para assinantes da Netflix.

Trailer do filme Paranoia

Elenco de Paranoia, da Netflix

  • Shia LaBeouf
  • Sarah Roemer
  • Carrie-Anne Moss
  • David Morse
  • Aaron Yoo
  • Jose Pablo Cantillo
  • Matt Craven

Ficha técnica de Paranoia (2007)

  • Título original: Disturbia
  • Direção: D.J. Caruso
  • Roteiro: Christopher Landon, Carl Ellsworth
  • Gênero: policial, suspense, drama
  • País: Estados Unidos
  • Duração: 105 minutos
  • Classificação: 14 anos
Escrito por
Wilson Spiler

Formado em Design Gráfico, Pós-graduado em Jornalismo e especializado em Jornalismo Cultural, com passagens por grandes redações como TV Globo, Globonews, SRZD e Ultraverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Artigos relacionados
Leia a crítica do filme One Hit Wonder, da Netflix (2025) - Flixlândia
Críticas

‘One Hit Wonder’ é uma melodia nostálgica que não toca o coração

O cinema, assim como a música, tem a capacidade de nos transportar...

Críticas

‘Bambi: Uma Aventura na Floresta’ revisita o clássico sem CGI

‘Bambi: Uma Aventura na Floresta’ chega aos cinemas como uma adaptação em...

Leia a crítica do filme Os Roses (2025) - Flixlândia
Críticas

‘Os Roses’: remake de clássico oitentista aposta no humor britânico da dupla principal

Com os constantes flops de filmes de “hominho” no cinema, Hollywood parece...

Crítica do filme Planeta dos Solteiros - Aventura na Grécia, da Netflix (2025) - Flixlândia
Críticas

‘Planeta dos Solteiros: Aventura na Grécia’ ou férias sob o sol da paranoia

A franquia polonesa de comédia romântica “Planeta dos Solteiros”, um fenômeno de...

Críticas

Rosario: quando o terror assusta pelo estereótipo batido

Estreando no cinema de longas-metragens, o diretor Felipe Vargas propõe em ‘Rosário’...

Crítica do filme A Seita, com Eric Bana, da HBO Max (2025) - Flixlândia (1)
Críticas

‘A Seita’ é um ritual sem sentido

Em meio a uma enxurrada de thrillers psicológicos que buscam explorar as...

Crítica do filme A Mãe e a Maldição, da Netflix (2025) - Flixlândia
Críticas

‘A Mãe e a Maldição’ tenta ser muitas coisas, mas não consegue nenhuma delas

O cinema de horror indiano tem experimentado um renascimento fascinante nos últimos...

‘O Último Azul’ filme com Rodrigo Santoro é aplaudido durante estreia no Festival de Berlim 2025
Críticas

‘O Último Azul’: drama brasileiro discute etarismo e muito mais

São tantas camadas a serem discutidas em “O Último Azul” que uma...