Crítica do filme coreano Ruídos (2025) - Flixândia

‘Ruídos’: terror coreano sobre vizinhos barulhento carrega nos clichês e entrega filme sonolento

Compartilhe

É interessante ver o soft power coreano abrindo as asas e tentando dominar o audiovisual e a música. Os infinitos doramas e as onipresentes estrelas de K-Pop apostam bastante na ocidentalização do que é ofertado ao mundo da cultura do país asiático. Porém, se “Parasita” alcançou o topo do cinema mundial, assim como Hollywood muita coisa é produzida sem tanto esmero como o novo “Ruídos”.

➡️ Frete grátis e rápido! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

Sinopse

Na trama, uma jovem portadora de deficiência auditiva decide investigar o desaparecimento misterioso de sua irmã, que o visitou pela última vez em seu próprio apartamento. À medida que se sente cada vez mais encurralada, ela começa a ouvir sons estranhos e a perceber uma presença maligna ao seu redor.

➡️ ‘Código Preto’: a elegância gélida da paranoia conjugal de Steven Soderbergh
➡️ A coragem de se perder em ‘Por Inteiro’
➡️ ‘O Ônibus Perdido’ vai além do incêndio

YouTube player

Crítica

O terror de vizinhos barulhentos é quase um subgênero per si do país, um problema urbano em grandes cidades da Coreia, já explorado em outros lançamentos. Não seria um problema se a história fosse contada com alguma criatividade, mas aqui os clichês são usados e abusados, como o jump scare em detrimento da construção de um ambiente de medo.

O filme conta a história de Ju-Young (Lee Sun-Bin), uma jovem com deficiência auditiva que deixou a irmã  mais nova Ju-Hee (Han Su-A) para trabalhar. As duas estão enlutadas com a morte dos pais, com Joo tendo a questão da audição como sequela e sua irmã com problemas de locomoção. A caçula permanece morando em um conjunto de prédio no qual os moradores parecem entrar em conflito quase diariamente com barulhos e acusações, e desaparece, dando início à investigação da irmã mais velha.

Com temas como luto e convivência em sociedade, o filme não desenvolve muito tais aspectos. A direção parece um pouco perdida, sem saber se foca no perigo sobrenatural à espreita ou na interação entre os moradores que sempre parece travada. O desenrolar da trama mescla os embates dos habitantes e os jump scares sem muitos destaques para nenhum.

➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e  streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo InstagramXTikTok e YouTube, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.

Conclusão

“Ruídos”, no fim, é apenas um filme mediano que surfa numa temática específica demais do país de origem. O problema de barulho nos condomínios gigantescos sul-coreanos é real, e rendeu alguns bons filmes, mas talvez esteja se esgotando ou precise de uma abordagem um pouco diferente do terror sobrenatural para produzir alguma obra mais relevante.

Onde assistir ao filme Ruídos?

O filme estreia nesta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Quem está no elenco de Ruídos (2025)?

  • Lee Sun-bin
  • Han Soo-a
  • Kim Min-Seok
  • Ryu Kyung-soo
  • Jeon Ik-ryeong
  • Lee Hyoung-hoon
  • Baek Joo-Hee
Escrito por
Marcelo Fernandes

Jornalista, músico diletante, produtor cultural e fã de guitarras distorcidas e bandas obscuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Procuram-se colaboradores
Procuram-se colaboradores
Artigos relacionados
Crítica do filme Código Preto (2025), do Prime Video - Flixlândia
Críticas

‘Código Preto’: a elegância gélida da paranoia conjugal de Steven Soderbergh

Steven Soderbergh está inegavelmente no auge de sua carreira, mantendo um ritmo...

Leia a crítica do filme Por Inteiro, da Apple TV+ (2025) - Flixlândia
Críticas

A coragem de se perder em ‘Por Inteiro’

No cenário de um futuro próximo, onde a tecnologia se imiscui nas...

Crítica do filme O Ônibus Perdido, Apple TV+ (2025) - Flixlândia
Críticas

‘O Ônibus Perdido’ vai além do incêndio

O cinema de Paul Greengrass sempre buscou a urgência, a tensão visceral...

Crítica do filme brasileiro Perrengue Fashion, com Ingrid Guimarães (2025) - Flixlândia
Críticas

‘Perrengue Fashion’: nova comédia de Ingrid Guimarães acerta no humor, mas peca no drama

Um mercado audiovisual saudável tem a necessidade de variar a oferta de...

Crítica do filme O Natal Extraordinário de Zoey (2021) - Flixlândia
Críticas

‘O Natal Extraordinário de Zoey’: um filme natalino diferente de outros do gênero

“O Natal Extraordinário de Zoey”, que chegou recentemente ao catálogo da Netflix,...

Leia a crítica do filme Steve, da Netflix (2025) - Flixlândia
Críticas

O olhar cru de ‘Steve’ sobre a dor da rejeição

No cenário de um reformatório britânico em 1996, o filme “Steve”, dirigido...

Crítica do filme Zoe, Minha Amiga Morta (2025) - Flixlândia (1)
Críticas

‘Zoe, Minha Amiga Morta’ redefine o drama de guerra

Em meio a uma enxurrada de filmes que abordam o drama de...

Cena do filme Jogo Sujo, do Prime Video (2025) - Flixlândia (1)
Críticas

O ladrão que não convence: ‘Jogo Sujo’, de Shane Black, fica aquém do esperado

Em uma era dominada por adaptações de games e franquias que buscam...