Setembro chega com uma programação de peso na FILMICCA, trazendo uma seleção de filmes inéditos e versões restauradas de clássicos do cinema mundial. Entre os destaques, estão ’78 Dias’, uma produção sérvia exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ‘Crônicas de uma Santa Errante’, longa argentino que conquistou três indicações ao Independent Spirit Awards. Ambos chegam com exclusividade à plataforma. Outro grande marco do mês é a chegada da versão restaurada de ‘Perversões Femininas’, o primeiro longa protagonizado por Tilda Swinton nos Estados Unidos, agora disponível pela primeira vez em streaming.
O cinema brasileiro também ganha seu espaço, com seis obras contemporâneas de novos realizadores, reforçando o compromisso da FILMICCA em promover a produção nacional e seus olhares inovadores.
Confira todos os lançamentos do FILMICCA para setembro.
Lançamentos FILMICCA setembro de 2025
Perversões Femininas (05/09/2025)
Eve Stephens (Tilda Swinton) é uma advogada ambiciosa e bem-sucedida, prestes a ser nomeada juíza em Los Angeles, mas ela esconde um lado sombrio e excêntrico de sua personalidade. Motivada por visões e fantasias sexuais intensas, Eve se vê dividida entre sua vida profissional e os conflitos pessoais que enfrenta, como o relacionamento com sua irmã cleptomaníaca. Ao mesmo tempo, ela navega por complexas relações com homens e mulheres, incluindo um geólogo e uma psiquiatra, enquanto percebe que a linha entre fantasia e realidade começa a se apagar, levando-a a um clímax tenso que definirá seu destino pessoal e profissional.
Exibido no Festival de Sundance em 1996, ‘Perversões Femininas’ é o filme de estreia da diretora Susan Streitfeld e o primeiro longa-metragem estadunidense protagonizado por Tilda Swinton. Baseado no livro de psicologia de 1991 Perversões Femininas: As Tentações de Emma Bovary, de Louise J. Kaplan, o filme mistura drama erótico e suspense psicológico, ambientado no implacável cenário do sistema judiciário de Los Angeles.

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Os Chefões (05/09/2025)
Após o funeral de um de seus membros, uma família criminosa inicia uma jornada perturbadora em busca de uma vingança brutal e implacável. Enquanto se aprofundam na escuridão de seus próprios códigos de honra, o desejo de retaliação os leva por um caminho de violência e confronto.
Ambientado durante a Grande Depressão dos anos 30, ‘Os Chefões’ é uma das grandes obras do diretor Abel Ferrara, que aborda temas como fé, redenção e vingança com uma visão única sobre o universo dos filmes de máfia. A película oferece uma reflexão intensa sobre os dilemas morais e as escolhas sombrias que definem o destino dos personagens.

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Eu, Empresa (05/09/2025)
Um trabalhador informal, lidando com dificuldades financeiras e emocionais, vê-se sem opções viáveis de emprego. Desesperado, ele decide criar um canal no YouTube, compartilhando suas pequenas histórias de fracasso na tentativa de monetizar sua vida, enquanto sobrevive prestando serviços precarizados para empresas estrangeiras.
‘Eu, Empresa’ é uma crítica social cômica ao cenário do trabalho contemporâneo, que expõe as contradições e desafios enfrentados pelos trabalhadores informais. Este é o primeiro longa-metragem da dupla Leon Sampaio e Marcus Curvelo, que estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes, trazendo uma visão provocadora e bem-humorada sobre a precarização do trabalho.

Maquina Infernal (05/09/2025)
Sara é contratada para realizar a manutenção de máquinas que quebram de forma inexplicável em uma antiga fábrica metalúrgica, prestes a falir, no Grande ABC. Entre longas jornadas de trabalho e a crescente incerteza sobre o futuro, ela começa a perceber algo cada vez mais perturbador: um som estranho e monstruoso ecoa pela fábrica, como se as próprias máquinas estivessem gritando, enquanto os corpos humanos parecem se quebrar da mesma maneira.
‘Máquina Infernal’ é uma trama que mistura elementos de terror com um olhar sensível sobre a desumanização no ambiente de trabalho. Com uma atmosfera tensa e surreal, o filme explora a relação entre o corpo e a máquina, a dor e o desespero, criando uma narrativa única e inquietante.

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Ferro’s Bar (12/09/2025)
A partir dos relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, nos finais dos anos 1970 e início dos anos 1980, o filme revela a vida das mulheres lésbicas durante a ditadura militar, no coração de São Paulo. O ponto central da narrativa é o “Levante do Ferro’s Bar”, também conhecido como o “Stonewall brasileiro”, um marco importante na formação do movimento lésbico no Brasil, que ainda permanece marginalizado na história oficial.
Embora, em desconsideração às recomendações da Comissão Nacional da Verdade, o Ferro’s Bar jamais tenha sido reconhecido como um espaço de memória, o filme busca instituí-lo simbolicamente, preservando suas contradições e complexidades. A obra não apenas resgata a memória histórica desse episódio crucial, mas também dá visibilidade a uma luta que, apesar de ignorada, foi fundamental para a afirmação dos direitos das lésbicas no país.

O Ano do Dragão (12/09/2025)
Em Nova York, o Capitão Stanley White, um policial racista, se vê obcecado pela ideia de destruir uma rede de tráfico de drogas sino-americana liderada por Joey Tai, um jovem gângster em ascensão, tão ambicioso quanto implacável. À medida que se aprofunda em uma investigação não autorizada, White começa a violar repetidamente o protocolo policial, tornando-se cada vez mais disposto a recorrer à violência, sem se importar com as consequências.
Apesar dos apelos de sua esposa e de seus superiores para que repense suas ações, White segue em sua busca pessoal por justiça, se distanciando cada vez mais dos limites da lei e da moralidade. A história explora os conflitos éticos e pessoais de um homem em uma missão que ameaça destruir tudo ao seu redor, enquanto enfrenta os dilemas de sua própria obsessão.

Pão e Gente (12/09/2025)
Em um beco sem saída, trabalhadores narram uma história inspirada na peça A Padaria, de Brecht, enquanto a trama é vividamente representada. No enredo, o desemprego e a fome assolam a vida dos personagens, como Ana, que é despedida e despejada pelo padeiro Massinha, que busca reduzir custos. Sem ter para onde ir, ela é forçada a viver nas ruas com seus sete filhos. Por outro lado, Eugênia consegue um emprego, mas ao final, a mulher despejada se vê obrigada a se tornar empreendedora.
No entanto, essa ilusão de autonomia dura pouco, pois seus bens, incluindo a lenha necessária para abastecer os fornos, são tomados em um negócio desleal. A revolta toma conta de Eugênia e dos desempregados, que ameaçam invadir a padaria. Massinha, seus funcionários e sublocatários se unem para defender a propriedade, resultando em um conflito entre possuidores e despossuídos.
Este é um ensaio sobre as lutas cotidianas dos trabalhadores, retratando a luta pela sobrevivência e pela dignidade em um mundo onde a injustiça social é a norma.

Os Sonâmbulos (12/09/2025)
Era um pequeno grupo de destrutores de mundos, perdidos na multidão, mas intimamente conectados, vivendo na solidão da clandestinidade e imersos em suas próprias contradições: amavam a vida humana, mas desprezavam a própria existência. Prontos para o sacrifício, eram impulsionados por niilismo, melancolia, traição e desespero, como consciências trágicas em uma longa jornada ao fim da noite. Em um mundo onde o estado de exceção se tornou a norma, esse conto de amor e morte se desenrola, com os últimos dias da humanidade se estendendo indefinidamente, sem fim à vista.

A Mais Forte (12/09/2025)
Adaptado da peça de August Strindberg, o filme acompanha uma esposa que descobre que sua amiga de longa data é amante do seu marido.

Crônicas de uma Santa Errante (19/09/2025)
Em uma pequena vila rural na Argentina, Rita Lopez, uma mulher piedosa, mas insaciavelmente competitiva, descobre que encenar um milagre pode ser sua passagem para a santidade.

Horas de Desespero (19/09/2025)
Um criminoso fugindo da lei muda-se para o lar de um casal e assume o controle da vida deles.

Entre Nós Talvez Estejam Multidões (19/09/2025)
Uma jornada imersiva pela ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte, durante o período eleitoral que leva ao poder o projeto fascista liderado por Jair Bolsonaro. A obra é guiada pelos sonhos, contradições e lembranças dos moradores, que moldam o imaginário dessa comunidade. O filme, com sua narrativa intimista, se constrói como uma pintura mural, refletindo as tensões e realidades vividas por aqueles que habitam esse espaço, enquanto o país se aproxima de uma transformação política devastadora.

78 Dias (26/09/2025)
Após o pai ser recrutado durante o bombardeio da Sérvia pela OTAN em 1999, três irmãs começam a registrar sua vida em um diário em vídeo no Hi8, na tranquilidade de sua casa no campo. Elas se filmam enquanto se maquiam, colhem cerejas, jogam jogos de festa, brigam entre si e ajudam a mãe na cozinha. Esse pequeno e frágil mundo íntimo talvez seja seu único refúgio contra a dura realidade dos bombardeios, das sirenes e da guerra que os cercam.

Conte-me Um Enigma (26/09/2025)
Juntos há décadas, um casal embarca em uma última viagem pelo país, após receberem a notícia de que um deles está está morrendo. Juntos, eles tentam se reconectar com a filha, de quem se separaram, antes que seja tarde demais.

O Último Golpe (26/09/2025)
Com a ajuda de um jovem e irreverente ajudante, um assaltante de banco reúne sua antiga gangue para organizar um novo e ousado assalto.

Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita Não é um Urso que Dança (26/09/2025)
“Para começar de novo, é preciso destruir.” Um grupo de artistas vive na fronteira entre arte e vida, utilizando teatro, música e performances em espaços públicos para tentar construir uma consciência revolucionária. Porém, diante dos horizontes limitados de uma sociedade cada vez mais autoritária, eles buscam um último grande ato estético. Feito com um orçamento mínimo, o filme se torna uma metáfora da juventude contemporânea brasileira e seus dilemas políticos, inspirado pelos ensaios de Pier Paolo Pasolini e pela poesia do revolucionário Aimé Césaire.
