‘Sylvester Stallone nasceu em uma difícil área de Nova Iorque no verão abafado de 1946’, a voz da narradora apresenta o homem por trás do herói que todos nós já conhecemos. A infância complicada de Stallone em Nova Iorque com os pais e o irmão, a negligência parental e a separação que o levou a morar no interior de Maryland com seu pai violento, tudo está em Sly, filme biográfico lançado pela Netflix.
O menino que via no cinema seu ponto de fuga da realidade e que deu trabalho na escola cresce e vai novamente a Nova Iorque, dessa vez tentar ganhar a vida como ator. É assim que Sylvester Stallone encontra um modo de quebrar a própria saga: se tornando inquebrável, mesmo dormindo na calçada de vários lugares no começo de carreira, a postura de não desistir nunca o transformou no maior exemplar de determinação que o cinema já reproduziu.
Leia também
‘Paralisia’ se arrasta até surpreender no final
‘NYAD’ e a importância de não deixar o sonho morrer
‘Temporada de Furacões’ e a escuridão eterna
Se você não tem uma porta, crie você mesmo uma porta
Depois de ser recusado em vários papéis por não ter o perfil suficiente para ser um mocinho ou herói, Stallone estava cansado de pegar figurações e pequenos papéis de bandido. Sua primeira chance foi estrelando um filme pornográfico que o deu dinheiro para parar de dormir nas ruas. Cansado de receber negativas, ele decidiu começar a escrever seus próprios papéis. John Herzfeld, diretor que trabalhou com o ator na década de 70, conta que Sly, apelido de Stallone, se tornou porteiro e assim ele assistia filmes o dia todo, adaptando roteiros, ensaiando falas, substituindo palavras.
O homem que já tinha sido considerado um péssimo aluno e um escritor medíocre desenvolveu sua técnica e fez seu primeiro roteiro de um filme mudo, encenado por ele, seu amigo John e seu próprio pai. Assim, sem cogitar a possibilidade de desistir, foi ganhando espaço no meio até chegar ao estrelato.
Hollywood é logo ali
Depois de seu primeiro papel bem sucedido, Stallone decidiu comprar um carro e ir para Hollywood e foi lá, após uma conversa com um produtor, que nasceu seu maior sucesso: Rocky Balboa. Com Rocky, Sly atingiu seu ápice, mudou sua história de vida e teve mais uma vez a chance de se aproximar de seu pai, o que não acabou bem.
E foi também com Rocky que ele ensinou milhões de pessoas do mundo inteiro sobre cair e levantar, sobre resiliência e sobre saber apanhar da vida, mas nunca perder para ela. A vida do próprio Stallone se mistura com a de seu personagem principal e mesmo que ainda exista Rambo e todo o sucesso da franquia Os Mercenários, o lutador vai ser sempre o personagem mais cativante interpretado por Sly.
Onde assistir ao documentário Sly?
O longa verídico sobre a vida de Sylvester Stallone estreou dia 03 de novembro no catálogo da Netflix.
Trailer do documentário Sly, da Netflix (2023)
Elenco de apoio do documentário Sly, da Netflix (2023)
- Quentin Tarantino
- Arnold Schwarzenegger
- Henry Winkler
Ficha técnica de Sly, documentário da Netflix (2023)
- Nome original do filme: Sly
- Direção: Thom Zimny
- Gênero: Documentário
- País: Estados Unidos
- Ano: 2023
- Duração: 95 minutos
- Classificação: 12 anos


















O documentário “Sly” (2023) é elogiado por oferecer um retrato surpreendentemente íntimo e introspectivo de Sylvester Stallone, mostrando sua jornada de superação, reflexões sobre a vida e sua relação com a família. Os comentários destacam sua honestidade, a discussão sobre as dificuldades da infância e da carreira, e a perspectiva de uma figura icônica que lida com os dilemas do envelhecimento e o passado. Alguns críticos notam que, embora o filme omita detalhes polêmicos, ele celebra a resiliência e a determinação do ator, sendo uma obra que emociona e inspira tanto fãs quanto cinéfilos. Harlei Cursino Vieira é Licenciado em Letras (Português e Suas Respectivas Literaturas) pelas Faculdades Planalto. Extensão em Comunicação Escrita Para o Trabalho pela Universidade de Brasília. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Unyleya. Especialista em História do Brasil pela Faculdade Única. Especialista em História Antiga, Medieval e Contemporânea pela Faculdade Focus. MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública pela Faculdade Focus. Mestre Acadêmico Honoris Causa em Literatura pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia. Doutor Honoris Causa em Literatura e História pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Pós-Doutorado Livre em História Antiga e Medieval pela Escola Premium Apoio Acadêmico.
O documentário “Sly” (2023) é elogiado por oferecer um retrato surpreendentemente íntimo e introspectivo de Sylvester Stallone, mostrando sua jornada de superação, reflexões sobre a vida e sua relação com a família. Os comentários destacam sua honestidade, a discussão sobre as dificuldades da infância e da carreira, e a perspectiva de uma figura icônica que lida com os dilemas do envelhecimento e o passado. Alguns críticos notam que, embora o filme omita detalhes polêmicos, ele celebra a resiliência e a determinação do ator, sendo uma obra que emociona e inspira tanto fãs quanto cinéfilos.
Harlei Cursino Vieira é Harlei Cursino Vieira
SLY nos mostra a determinação de vencer. A derrota não faz parte dos seus planos.Se você é fã de SLY vai se surpreender com o grande homem que habita em seu ser interior. Simplesmente maravilhoso.