Crítica da série The Paper, da HBO Max (2025) - Flixlândia

Em ‘The Paper’, o legado de ‘The Office’ está em boas mãos

Série é derivada do sucesso 'The Office'

Foto: HBO Max / Divulgação
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Vinte anos após o lançamento de The Office, o icônico mockumentary que revelou os bastidores da Dunder Mifflin e conquistou o mundo, o cocriador Greg Daniels e sua equipe nos convidam a revisitar o universo do papel. Mas desta vez, a câmera não está em Scranton.

Ela se move para Toledo, Ohio, para registrar o Toledo Truth Teller, um jornal à beira da falência que agora compartilha seu espaço com uma empresa de papel higiênico. The Paper, no entanto, não é apenas uma sequência que se apoia na glória de seu antecessor: é uma série que encontra sua própria voz, seu próprio ritmo e, acima de tudo, sua própria alma.

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Sinopse

O documentário começa com a notícia de que a Dunder Mifflin foi adquirida pela Enervate, uma corporação de Toledo. É por isso que a equipe de filmagem se desloca para a cidade, onde a Enervate também é proprietária do Toledo Truth Teller, um jornal decadente com apenas um punhado de funcionários. Sua única fonte de lucro vem da venda de papel higiênico.

Em meio a essa crise, surge Ned Sampson (Domhnall Gleeson), um ex-vendedor de papel higiênico da Enervate com a missão de reerguer o jornal. Ele assume o cargo de editor-chefe, mas rapidamente percebe que a situação é pior do que imaginava. O espaço do jornal é o mesmo da equipe de vendas da Softie, a marca de papel higiênico da Enervate. O time do jornal, por sua vez, está longe de ser funcional.

Entre os jornalistas, encontramos Mare Pritti (Chelsea Frei), a única com experiência editorial, que se contenta em pegar notícias “leves” de agências de notícias e jogar Tetris para encaixá-las no jornal. Nicole Lee (Ramona Young) é responsável pela circulação, mas na verdade rouba informações de assinantes para aumentar a receita.

Barry (Duane Shepard Sr.) é uma figura mais nostálgica do que um funcionário de fato. E a ilustre Esmeralda Grand (Sabrina Impacciatore, indicada ao Emmy por The White Lotus), a editora interina com um guarda-roupa digno de uma esposa da máfia, vê a chegada de Ned como uma ameaça.

A equipe de Ned é composta por funcionários da Enervate que se oferecem para escrever para o jornal, como o vendedor Detrick Moore (Melvin Gregg) e os contadores Adelola Olofin (Gbemisola Ikumelo), Adam Cooper (Alex Edelman) e, para a alegria dos fãs, Oscar Martinez (Oscar Nuñez), que retorna ao seu papel de The Office. Enquanto Ned tenta ressuscitar o Truth Teller, ele precisa lidar com a sabotagem constante de Esmeralda e do chefe de estratégia da Enervate, Ken Davis (Tim Key).

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Crítica

O ritmo é a maior diferença entre The Paper e seu antecessor. Se The Office (e a comédia co-criada por Daniels, Parks and Recreation) levava temporadas para desenvolver seus personagens, seus relacionamentos e seus arcos, The Paper queima essa largada em apenas 10 episódios.

A familiaridade do público com a fórmula do mockumentary permite essa velocidade, e a série a abraça sem medo. As dinâmicas de Jim e Pam, Michael Scott e os demais personagens são condensadas em uma temporada que, apesar de curta, consegue ser satisfatória e divertida.

Embora a série perca a oportunidade de aprofundar-se em certos aspectos (o romance entre Ned e Mare, ou a redenção dos “vilões” Esmeralda e Ken), ela compensa com uma série de momentos hilários e um elenco que parece já estar em perfeita sintonia. O tom da série é mais rápido, mais energético, mas ainda mantém a essência doce e empática de Daniels.

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Crítica da série The Paper, HBO Max (2025) - Flixlândia
Foto: HBO Max / Divulgação

Um elenco que brilha e surpreende

A equipe de The Paper é um dos grandes triunfos da série. Domhnall Gleeson acerta ao interpretar Ned Sampson como uma figura idealista, mas também infantil e ingênua, um misto de Michael Scott e Leslie Knope. Sua química com Chelsea Frei, que vive a pragmática Mare Pritti, é inegável, e a dinâmica entre eles é um dos pontos altos da temporada.

Mas a série realmente decola quando Sabrina Impacciatore entra em cena como Esmeralda Grand. Sua performance é hilária e exagerada, um “toque estrangeiro” que foge do clichê e entrega a maioria dos momentos mais engraçados da série.

Assim como a equipe de roteiro de The Office soube como tirar o máximo de seus atores (muitos deles também roteiristas), The Paper demonstra a mesma habilidade com um elenco de talentos em ascensão. A volta de Oscar Nuñez como o irônico Oscar Martinez é um acerto, oferecendo uma conexão com a série original sem que a nova produção precise se apoiar nisso.

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Uma abordagem mais aprofundada

Enquanto The Office focava nas minúcias da vida corporativa, The Paper se propõe a tratar de um tema mais substancial: o jornalismo na era digital. A série não tem medo de criticar o estado atual da mídia, desde o sensacionalismo e o clickbait até a ética de escrever sobre sua própria empresa-mãe. A icônica sequência de abertura, que mostra jornais sendo usados para tudo, menos para a leitura, é uma metáfora brilhante da obsolescência da profissão.

Embora a série não se aprofunde em todos os problemas éticos que ela mesma levanta (como a ideia de ter jornalistas voluntários), ela consegue mostrar a importância de um setor que está em crise, mas que ainda merece ser valorizado e defendido. A narrativa de The Paper é mais pontual e socialmente relevante do que a de The Office ou Parks and Recreation, e é por isso que ela consegue ser mais do que apenas uma comédia sobre o dia a dia no escritório.

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Conclusão

The Paper é, sem dúvida, um acerto. Embora a série possa ter alguns percalços iniciais, a ponto de parecer um ensaio caótico de comediantes de improviso, ela rapidamente encontra seu ritmo e sua voz. A decisão de lançar todos os episódios de uma vez só pode ter sido um erro, já que a série merecia uma narrativa mais longa e aprofundada, mas, ao mesmo tempo, ela se encaixa perfeitamente no formato binge da era do streaming.

É uma série que homenageia seu antecessor, mas que se destaca por sua própria criatividade, com um elenco talentoso e uma abordagem mais atual. The Paper prova que a fórmula de Greg Daniels ainda funciona e que a magia de The Office pode ser recriada, com novos personagens e novas histórias, sem perder o encanto e a empatia que a tornaram um sucesso. Se você der uma chance, a série tem tudo para ser tão icônica quanto a original.

Onde assistir à série The Paper?

A série está disponível para assistir na HBO Max.

Veja o trailer de The Paper (2025)

YouTube player

Quem está no elenco de The Paper, da HBO Max?

  • Domhnall Gleeson
  • Sabrina Impacciatore
  • Chelsea Frei
  • Melvin Gregg
  • Gbemisola Ikumelo
  • Alex Edelman
  • Ramona Young
  • Tim Key
  • Oscar Nuñez
  • Eric Rahill
Escrito por
Wilson Spiler

Formado em Design Gráfico, Pós-graduado em Jornalismo e especializado em Jornalismo Cultural, com passagens por grandes redações como TV Globo, Globonews, SRZD e Ultraverso.

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