Um Dia e Meio (En Dag Och en Halv), novo filme sueco da Netflix, já atingiu o top 1 da plataforma logo nos primeiros dias de estreia. O drama, que carrega um pouco de suspense, mostra a trajetória de um sequestro durante o período destacado no nome do longa-metragem.
Na trama, Artan (Alexej Manvelov) invade a clínica onde Louise (Alma Pöysti) – sua ex-mulher – trabalha e a faz de refém para tentar reencontrar a filha pequena. Os dois embarcam com o policial Lukas (Fares Fares) em uma viagem de carro com a polícia em seu encalço, atravessando a área rural da Suécia.
Leia também
Questões importantes, mas nada além disso
O filme Um Dia e Meio aborda questões relevantes, como doenças mentais, relações extraconjugais, feminicídio, violência contra a mulher, xenofobia, entre tantas outras. Mas não só de pontos importantes se faz uma boa produção.
Apesar de ter somente uma hora e meia de projeção, o longa-metragem se arrasta e faz tamanho ‘zigue-zague’ na história do casal que acaba ficando cansativo. Se a ideia era aprofundar os temas, sua curta trajetória – aliada à interferência do policial, que também tem seus dramas familiares com o filho e a ex-esposa – transforma o que poderia ser um bom filme de drama e suspense em algo modorrento.
Conclusão
Não que Um Dia e Meio não tenha suas qualidades. O filme consegue criar alguns bons momentos de tensão, mas, à medida que avança na trama, já logo faz o espectador prever o desfecho, que acaba se concretizando da forma imaginada. Ao menos, não dura tanto tempo como diz o nome da obra.
Um Dia e Meio: história do filme é real?
Um Dia e Meio foi inspirado em uma história real. Em entrevista para a revista Vogue escandinava, o ator e diretor Fares Fares revelou que a trama foi baseada em um sequestro ocorrido em 2008, na Suécia, que soube do caso por meio de uma notícia de jornal.
Contudo, apesar dessa declaração, o próprio artista confessou que o texto coescrito com o jornalista e roteirista estreante de longa-metragem Peter Smirnakos é totalmente fictício. Como Fares contou à publicação, “essa é a história sobre um homem que entrou no consultório de um médico com uma pistola e tentou forçar sua ex-mulher a dizer onde ela deixado o filho deles. E a polícia chega, e bem… Foram apenas algumas linhas, muito curtas, mas eu vi uma história aí.”
Onde assistir ao filme Um Dia e Meio?
O filme Um Dia e Meio estreou em 1º de setembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Um Dia e Meio, da Netflix (2023)
Um Dia e Meio: elenco do filme (Netflix)
- Alexej Manvelov
- Alma Pöysti
- Fares Fares
Ficha técnica de Um Dia e Meio, filme sueco da Netflix (2023)
- Nome original do filme: En Dag Och en Halv
- Direção: Fares Fares
- Roteiro: Fares Fares, Peter Smirnakos
- Gênero: drama, suspense
- País: Suécia
- Ano: 2023
- Duração: 95 minutos
- Classificação: 16 anos
2 thoughts on “‘Um Dia e Meio’ em uma hora e meia (ainda bem)”