‘A Lista da Vingança’ é um filme nigeriano que estreou recentemente na Netflix. Nele, conhecemos a história de Paul Edima (Richard Mofe-Damijo), um ex-criminoso que ao cumprir sua pena encontrou refúgio na religião, sua fé o fez diácono e agora ele vive livremente com seu filho, Damilola. Ainda que Damilola mantenha uma visão cética sobre a fé, a relação que ele tem com o pai é forte e de muito respeito mútuo.
Quando uma rede de crimes e corrupção torna Damilola o principal suspeito de um sequestro e tira a vida dele, Paul Edima volta a ser o homem implacável atrás de justiça pela vida do filho.
Leia também
- ‘Lançando Segundas Chances’ é um documentário emocionante sobre ídolo do Beisebol
- ‘Suspeito X’: uma mistura Índia e Japão de ótimo nível
- ‘O Acusado’ expõe as consequências da ‘verdade’ das redes sociais
Um país devastado pela corrupção
Com locações na Nigéria, ‘A Lista da Vingança’ toca quem convive diariamente com a corrupção na polícia e com a precarização das instituições que deveriam ser a segurança da população. A narrativa aqui é bem amarrada, envolvendo um sequestro de familiares de uma líder política e investigações que correm por fora, uma vez que a própria polícia foi quem assassinou injustamente Damilola tentando encerrar o assunto do sequestro.
Além de Paul, a trama conta com personagens cativantes e com boas interpretações como a professora Stella Craig (Bimbo Akintola) e Victoria Kalu (Ade Laoye), duas mulheres que têm suas vidas marcadas pela tragédia por conta de General Issa (Alex Usifo Omiagbo).
Mais do que cenas de tiros bem executadas, a narrativa entrelaça os personagens de modo surpreendente e nos apresenta a redenção e o aprendizado do protagonista quando, nas cenas finais, ele entrega seu grande segredo a Victoria. A jornalista então pode dar seguimento ao trabalho da mãe, uma outra vítima da violência, tantos anos antes.
Vale a pena assistir ‘A Lista da Vingança’?
O filme de pouco mais de duas horas com certeza tem o que é preciso para um bom suspense de ação. Além de contar com um roteiro que conduz a narrativa sem enrolar, a fotografia apresenta cenas belíssimas de um povo devastado que tenta sobrevier em meio à corrupção do sistema.
A atuação de Richard Mofe-Damijo (Paul Edima) é o que se espera de um dos grandes nomes do cinema e televisão de seu país. No papel do pai desesperado que vai até o fim para limpar o nome do filho, ele consegue transitar do amor ao ódio sem exageros de interpretação.
‘A Lista da Vingança’ é baseado em uma história real?
O filme recente da Netflix tem vários toques de realidade em sua narrativa, entretanto não é baseado em uma única história real. O roteiro é uma ficção desenvolvida por Editi Effiong, famoso por retratar a violência e a corrupção que corroem a Nigéria.
Onde assistir ao filme ‘A Lista da Vingança’?
O filme nigeriano ‘A Lista da Vingança’ estreou dia 22 de setembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme nigeriano ‘A Lista da Vingança’, da Netflix (2023)
‘A Lista da Vingança’ – Elenco do Filme da Netflix (2023)
- Richard Mofe-Damijo
- Kelechi Udegbe
- Iretiola Doyle
- Alex Usifo Omiagbo
Ficha técnica de ‘A Lista da Vingança’, filme da Netflix (2023)
- Nome original do filme: The Black Book
- Direção: Editi Effiong
- Roteiro: Editi Effiong e Bunmi Ajakaiye
- Gênero: Suspense
- País: Nigéria
- Ano: 2023
- Duração: 124 minutos
- Classificação: 14 anos
3 thoughts on “‘A Lista da Vingança’ apresenta busca implacável por justiça”