Baseado no livro “A Devoção do Suspeito X” (2005), do japonês Keigo Higashino, o filme indiano Suspeito X (Jaane Jaan), que estreou recentemente na Netflix, é um bom exemplar de que o cinema de Bollywood não vive apenas do estereótipo das dancinhas. Quem ainda acredita nisso, certamente não tem acompanhado o que tem sido feito no cinema do país asiático.
Leia também
Suspeito X é uma nova adaptação?
Curiosamente, Suspeito X não é a primeira versão para as telas da obra de Higashino. O romance já havia sido adaptado no próprio Japão em 2008 e numa recente co-parceria entre China e Estados Unidos (ao menos no cinema) em 2017. Não coincidentemente, assim como nos outros, o filme lançado agora na Netflix também tem o diretor colaborando no roteiro, o que ajuda bastante a torná-lo consistente.
História de Suspeito X
Na trama, Kareena Kapoor interpreta Maya D’Souza, uma mãe solteira que vê o antigo marido reaparecer após 14 anos para ameaçá-la. Após sofrer uma tentativa de agressão, a protagonista acaba assassinando o pai de sua filha. É aí que entra seu vizinho Naren Vyas (Jaideep Ahlawat), um talentoso professor de matemática apaixonado por ela. Como prova de seu amor, o docente ajuda a mulher a esconder o corpo e, por consequência, ocultar o crime.
No meio dessa trama macabra, surge Karan Anand (Vijay Varma), um policial insistente decide apurar o caso. Para tornar a situação ainda mais complexa, o investigador é amigo de infância do professor e os dois guardam lembranças afetivas de divertidos momentos. Por fim, ele acaba se aproximando da principal suspeita do assassinato.
Suspeito X: vale a pena?
Apesar de ser uma obra japonesa, algo a se destacar em Suspeito X é a adaptação para a realidade indiana, como, claro, atores, costumes locais, comida, trajes, entre outras características importantes. Além disso, o longa mantém uma boa estrutura narrativa, prendendo o espectador junto à tela para saber como será o desfecho da trama.
A ideia de ligar a matemática, bem como as cenas de luta de karatê, para narrar os acontecimentos funcionam muito bem. Tanto para mostrar o raciocínio lógico dos ocorridos quanto para aliar aos traços afetivos entre os dois amigos. Mesmo que haja alguns exageros e seja um pouco longe, Suspeito X é surpreendente e cativante, e uma boa lição de que o bom cinema vai bem além de Hollywood.
Suspeito X é uma história real?
Não, Suspeito X, como dito no início deste texto, é baseado na literatura japonesa de Keigo Higashino, “A Devoção do Suspeito X”, lançada em 2005.
Onde assistir ao filme Suspeito X?
O filme indiano Suspeito X estreou no dia 21 de setembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Suspeito X, da Netflix (2023)
Suspeito X – Elenco do Filme da Netflix (2023)
- Kareena Kapoor
- Jaideep Ahlawat
- Vijay Varma
Ficha técnica de Suspeito X, filme da Netflix (2023)
- Nome original do filme: Jaane Jaan
- Direção: Sujoy Ghosh
- Roteiro: Sujoy Ghosh, Keigo Higashino, Raj Vasant
- Gênero: Suspense, drama, policial
- País: Índia
- Ano: 2023
- Duração: 139 minutos
- Classificação: 16 anos
2 thoughts on “‘Suspeito X’: uma mistura Índia e Japão de ótimo nível”