A Última Sessão Crítica do Filme Indiano de 2021

‘A Última Sessão’: filme indiano é uma ode ao cinema

Foto: Divulgação
Compartilhe

A arte de transformar vidas através do cinema é o que faz ‘A Última Sessão’ ser um filme indiano tão impressionante. Focado na vida e nos sonhos do pequeno Samay (Bhavin Rabari), a trama, baseada na história do próprio diretor Pan Nalin foi escolhida para representar a Índia no Oscar de 2023 (ano em que o Brasil concorreu com Marte Um).

Cheia de referências ao cinema indiano e também ao mundial, ‘A Última Sessão’ é um prêmio para o fã da sétima arte que vai se deliciar com as peripécias de um menino corajoso e percursor. Será que Samay consegue realizar seus sonhos cinematográficos? É o que vamos descobrir ao longo desse texto.

Frete grátis e rápido! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

Sinopse do filme Querido Papai Noel (2024)

Samay é um garoto de nove anos que vive em um vilarejo e trabalha ajudando seu pai a servir viajantes de trem. Sua família, ainda que pertença a alta casta dos brâmanes, vive uma vida de muita humildade após perder tudo e após uma sessão de cinema de um filme religioso, Samay decide lutar por seu sonho: estudar a luz e aprender tudo sobre cinema.

Dedicado e muito atrevido, Samay começa a fugir da escola para assistir sessões de cinema, pagando o ingresso com a marmita feita pela sua mãe para a merenda. É no cinema que ele faz amizade com Fazal (Bhavesh Shrimali), responsável por cuidar do projetor e transformar os rolos de filme em ação. Da improvável amizade até a roubos de filmes e construção de seu próprio projetor, a jornada de Samay emociona e encanta.


Você também pode gostar disso:

‘Meu Sangue Ferve por Você – A Série’ é uma celebração do amor, da música e do destino

O impactante final de ‘Light Shop: Entre a Vida e a Morte’

‘Interior Chinatown’, uma metáfora cruel e engenhosa sobre representatividade

Crítica de A Última Sessão

Nos créditos iniciais de ‘A Última Sessão‘ já sabemos que ali, na tela, haverá uma história de amor. O agradecimento “Obrigada por iluminar o caminho: Irmãos Lumière, Eadward Muybridge, David Lean, Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky” permeia toda a narrativa e transforma a obra bibliográfica do diretor Pan Nalin em uma ode ao cinema.

O drama indiano sobre um menino apaixonado por cinema é cativante e surpreendente! Consegue emocionar com a jornada de Samay (o ótimo Bhavin Rabari), sua ousadia e coragem para atravessar as maiores dificuldades em busca de seu sonho, e nos apresentar uma realidade diferente da que estamos acostumados.

O valor do cinema internacional, fugindo do padrão hollywoodiano é claro na obra: conhecer uma realidade tão diversa da brasileira, mas ao mesmo tempo tão próxima em suas mazelas, é parte do que o filme tem de mais lúdico. Toda criança lutando por um sonho é uma espécie de super herói que vê em cada obstáculo um motivo a mais para seguir em frente.

Com uma narrativa próxima, em suas proporções, a ‘Os Fabelmans‘ (Steven Spielberg), ‘A Última Sessão’ vai apresentando seu roteiro com carinho por cada cena, ao redor de uma fotografia lindíssima e atuações preciosas, que trazem na delicadeza seu grande ponto alto.

O embarque em um trem, ao fim da obra, nada mais é do que a metáfora perfeita do que fazemos desde o início do filme, mergulhar, sem pensar duas vezes, na história de Samay, do cinema, da amizade transformadora dele com Fazal, da jornada de crescimento pessoal da família da criança e até mesmo de quem vai até o cinema dedicar um pedaço de seu tempo a conhecer um mundo novo.

Conclusão

‘A Última Sessão’ é filme indiano cheio de sensibilidade que exala amor ao cinema em cada frame. A narrativa envolvente criada por Pan Nalin sobre o pequeno Samay cativa e seduz como olhar da criança sonhadora que vê nos filmes uma forma não só de fugir da realidade, mas de alterar seu universo. O filme equilibra drama com humor e cenas lúdicas, todas as crianças do longa estão ótimas e ver o desenrolar da vida através das ações delas é um grande acerto da obra.

Saber que a trama é baseada na história pessoal do diretor torna a experiência de assistir ainda mais valiosa, porque transborda para a realidade que o cinema é realmente a arte de dominar a luz, transformar a luz em histórias e impactar vidas.

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Instagram

Twitter

TikTok

YouTube

Onde assistir ao filme A Última Sessão?

O filme indiano lançado em 2021 está disponível apenas no cinema.

Trailer de A Última Sessão (2021)

YouTube player

Elenco de A Última Sessão

  • Bhavin Rabari
  • Dipen Raval
  • Bhavesh Shrimali
  • Richa Meena
  • Alpesh Tank

Ficha técnica do filme A Última Sessão

  • Título original: Last Film Show
  • Direção: Pan Nalin
  • Roteiro: Pan Nalin
  • Gênero: Drama
  • País: Índia
  • Duração: 110 minutos
  • Classificação: 10 anos
Escrito por
Taynna Gripp

Formada em Letras e pós-graduada em Roteiro, tem na paixão pela escrita sua essência e trabalha isso falando sobre Literatura, Cinema e Esportes. Atual CEO do Flixlândia e redatora do site Ultraverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procuram-se colaboradores
Procuram-se colaboradores

Últimas

Artigos relacionados
O Primata resenha crítica do filme 2026 Flixlândia
Críticas

‘O Primata’ é exatamente o que se propõe ser: um filme direto e brutal

O terror contemporâneo tem encontrado cada vez mais espaço para narrativas simples,...

O Falsário 2026 resenha crítica do filme Netflix Flixlândia
Críticas

A arte de enganar o espectador: por que ‘O Falsário’ promete muito e entrega pouco

Sabe quando você compra algo que parece de grife, tem a etiqueta...

O Cativo 2026 resenha crítica do filme Netflix Flixlândia
Críticas

‘O Cativo’ navega entre a realidade histórica e a tensão de um romance proibido

Alejandro Amenábar não é estranho a mergulhos profundos na história. Depois de...

Harpía Presença Maligna resenha crítica do filme 2025 Flixlândia (1)
Críticas

‘Harpía – Presença Maligna’ transforma o terror doméstico em um retrato incômodo da maternidade sob pressão

Existe um cansaço legítimo quando surge mais um terror psicológico prometendo “medo...

Preparação para a Próxima Vida resenha crítica do filme 2025 Prime Video Flilxândia
Críticas

‘Preparação para a Próxima Vida’: sozinho(a) ou mal acompanhado?

Bem-vindo, caro leitor! Mais uma história de amor, mais um pequeno drama...

Justiça Artificial 2026 resenha crítica do filme Flixlândia
Críticas

‘Justiça Artificial’: quando ‘Black Mirror’ vira um blockbuster de ação desenfreada

A ideia de deixar o nosso destino nas mãos de uma Inteligência...