A Memória do Cheiro das Coisas crítica do filme 2025 Flixlândia

[CRÍTICA] ‘A Memória do Cheiro das Coisas’ e o preço a pagar por conflitos

Compartilhe

À medida que envelhecemos, certas coisas vão se tornando mais difíceis. Memórias voltam, decisões erradas nos corroem e não podemos voltar atrás. Certamente, é mais difícil para quem passa por traumas e situações extremas, como Armênio (José Martins), veterano da guerra entre Portugal e Angola que é levado a um lar de idosos no longo “A Memória do Cheiro das Coisas”.

Sinopse

O filme narra o encontro entre Arménio, um ex-combatente debilitado pela idade e pela solidão, e Hermínia, sua nova enfermeira. A relação entre os dois revela traumas do passado colonial, preconceitos e a possibilidade de cura emocional por meio da empatia e da convivência.

➡️ Frete grátis e rápido na AMAZON! Confira o festival de ofertas e promoções com até 80% OFF para tudo o que você precisa: TVs, celulares, livros, roupas, calçados e muito mais! Economize já com descontos imperdíveis!

Crítica

O longa lusitano toca em diversos temas que convergem sempre para a história de vida do protagonista: idadismo, preconceito, motivação. Armênio lutou pelas tropas do Estado Novo português, um regime imperialista que buscava manter, e perdeu, o controle de países como Angola. A memória da violência o acompanha, como trauma e normalidade, em um dicotomia que resulta em uma alva cheia de cicatrizes.

Por já ter uma idade avançada, os filhos o colocam em um asilo pensando assim ser melhor para o ex-soldado. Lá, longe da solidão de morar sozinho com o cachorro, ele desenvolve laços ao mesmo tempo que também está perto da morte, não mais pela violência da guerra, e sim pelo curso natural da vida humana.

Nesse tempo, ele conhece e desenvolve um afeto específico por Herminia (Mina Andala), uma cuidadora negra. A dicotomia entre as piadas preconceituosas com amigos antigos e o respeito criado pela funcionária tomam um rumo que deveria ser natural, com a compreensão vencendo os conceitos criados por questões culturais que, se são ultrapassadas para muitos, ainda são presentes.

➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e  streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo INSTAGRAMXTIKTOKYOUTUBEWHATSAPP, e GOOGLE NOTÍCIAS, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.

Decisões distintas

O diretor Antônio Ferreira não tenta ser criativo nas tomadas, sendo bastante protocolar em como filma Armênio e seu cotidiano. Os ângulos são básicos, até pela proposta de gravar quase todo o filme em ambientes fechados, reforçando a claustrofobia do protagonista, até então independente em suas decisões, e que passa a seguir a rotina rígida do retiro, quase como uma volta ao exército.

As relações humanas o salvam. Mesmo ofendida, Hermínia o ajuda com pequenos prazeres culpados como o cigarro, ao contrário dos filhos do ex-militar, que tomam decisões pensando em prolongar a vida do pai ao invés de deixá-lo feliz. Essa talvez seja a maior questão: o tempo já tirou várias coisas de Armênio, e as pessoas que deveriam amá-lo querem tirar inclusive suas decisões.

A Memória do Cheiro das Coisas crítica do filme 2025 - Flixlândia
Foto: Divulgação

Conclusão

“A Memória do Cheiro das Coisas” fala de diversos temas, sempre tratando com respeito e uma reverência que eles merecem. Idadismo, bagagens, preconceitos e o surgimento de novas opções estão entre os assuntos, tão atuais quanto eram na época da guerra colonial portuguesa. E que esperamos que alguns deles estejam resolvidos nos próximos 50 anos.

Leia mais:

➡️ Colin Farrell contra o caos em ‘Balada de Um Jogador’
➡️ ‘A Própria Carne’, um banho de sangue com sabor de podcast
➡️ Para além do espetáculo: a brutalidade nua e crua de ‘Novembro’

Onde assistir ao filme A Memória do Cheiro das Coisas?

O filme “A Memória do Cheiro das Coisas” estreia nesta quinta-feira, 30 de outubro, nos cinemas brasileiros.

Veja o trailer de A Memória do Cheiro das Coisas (2025)

YouTube player

Quem está no elenco do filme A Memória do Cheiro das Coisas?

  • José Martins
  • Mina Andala
  • Pedro Lamas
  • Robson Lemos
  • Maria Manuel Almeida
  • Maria José Almeida
  • Sofia Coelho
  • Paula Barata
  • José Castela
  • Cláudia Carvalho
Escrito por
Marcelo Fernandes

Jornalista, músico diletante, produtor cultural e fã de guitarras distorcidas e bandas obscuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procuram-se colaboradores
Procuram-se colaboradores

Últimas

Artigos relacionados
Crítica do filme Em Busca da Felicidade, de Tyler Perry (2025) - Flixlândia (1)
Críticas

[CRÍTICA] ‘Em Busca da Felicidade’ ou a vida é cheia de surpresas

Querido leitor, você talvez espere mais um daqueles filmes leves, para assistir...

Crítica do filme Frankenstein, de Guillermo del Toro (2025) - Netflix - Flixlândia
Críticas

[CRÍTICA] Guillermo del Toro recria o clássico ‘Frankenstein’ com poesia e tragédia

A nova adaptação de “Frankenstein” (2025), dirigida por Guillermo del Toro, surge...

Aileen Wuornos A História de uma Serial Killer crítica filme Netflix 2025 Flixlândia
Críticas

[CRÍTICA] ‘Aileen: A História de uma Serial Killer’, a donzela da morte

Em 9 de outubro de 2002, Aileen Wuornos foi executada na Flórida,...

Crítica do filme Grand Prix A Toda Velocidade (2025) - Flixlândia
Críticas

[CRÍTICA] ‘Grand Prix: A Toda Velocidade’ acelera nas cores, mas derrapa no roteiro

Existem filmes que quando você vê criança ama de paixão e ficam...

Leia a crítica do filme Dollhouse (2025) - Flixlândia
Críticas

[CRÍTICA] ‘Dollhouse’: terror coreano mistura referências e entrega bom terror

A necessidade de apresentar algo novo muitas vezes acaba destruindo uma produção....

Crítica do filme Predador - Terras Selvagens (2025) - Flixlândia
Críticas

[CRÍTICA] ‘Predador: Terras Selvagens’ troca o terror por pura diversão

Vamos ser diretos: esqueça o terror claustrofóbico da selva de O Predador...

Confira a crítica do Flixlândia para o filme Honey, Não, comédia de 2025 com Margaret Qualley, Aubrey Plaza e Chris Evans - Flixlândia (1)
Críticas

[CRÍTICA] ‘Honey, Não!’ prova que o carisma do estilo Coen vence a coerência

O nome Coen evoca um cinema de mistérios distorcidos, humor corrosivo e...

‘O Agente Secreto’ novo filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura vai competir no Festival de Cannes
Críticas

[CRÍTICA] ‘O Agente Secreto’: um épico do absurdo em tempos de ‘pirraça’

Kleber Mendonça Filho está de volta, e com ele, a promessa de...