Do Not Disturb crítica do filme turco da Netflix 2023

Foto: Netflix / Divulgação

O filme Do Not Disturb é a nova comédia dramática da Netfix escrita, dirigida e protagonizada por Cem Yilmaz. A história gira em torno de Ayzek, um homem de meia-idade que perdeu seu emprego de garçom em navios por causa da pandemia, e que luta contra alguns problemas psicológicos, além do recente divórcio, afastamento do seu filho e endividamento.

Quando Ayzek consegue um emprego como gerente noturno do Hotel Komodor, surge a esperança do encerramento dessa crise que ele vem passando. No entanto, tudo se torna uma aventura selvagem e psicodélica protagonizada por alguns hospedes excêntricos, como um professor de literatura musicista e suicida, um homem muito misterioso e suspeito, além de uma farmacêutica alcoólatra.

Leia também

Do Not Disturb não é bem uma comédia

Do Not Disturb é categorizado como uma comédia, mas a maior parte do tempo lida com temas muitos sérios, como as consequências da recente pandemia que passamos e saúde mental. Ayzek, o protagonista, sofre de um transtorno mental, que não é explicitamente identificado no filme, porém assemelha-se à esquizofrenia. Ele é vítima de constantes alucinações e delírios, principalmente quando não toma seu remédio. Tal condição é utilizada na obra como recurso visual e narrativo para tornar o ato antes do clímax uma excelente ponte para o desfecho.

Além dele, Bahtiyar, um professor inteligentíssimo interpretado por Celal Kadri Kinoglu, também está tendo dificuldade em lidar com a sua saúde mental. O docente sofre de depressão e ansiedade, transtornos que foram agravados durante o período pandêmico. Ele só não acaba se suicidando por causa de alguns estratagemas de Ayzek, que sempre faz de tudo para evitar o pior. Os demais personagens do longa também estão enfrentando os seus demônios e aprendendo a lidar com suas peculiaridades.

Vale a pena ver Do Not Disturb?

Respaldado por excelentes atuações, Do Not Disturb mostra, de forma propositadamente confusa, a descida de seus personagens ao abismo da loucura – conforme os personagens entram em contato uns com os outros, eles trazem à tona seus piores lados. São pessoas perturbadas cotidianamente que colocam o peso de seus problemas nos ombros dos outros. E por isso todos os pontos de vistas são interessantes de acompanhar. Ademais, o filme também apresenta a diversidade e riqueza cultural da Turquia, com referências a comida, música e história do país.

Os elementos apresentados acima podem afastar muitas pessoas dessa obra, contudo o filme possui uma trama rápida e envolvente, com reviravoltas capazes de manter o telespectador vidrado. Além de apresentar uma mensagem emocionante e esperançosa sobre superação de desafios e autoconhecimento.

Sustentado por um bom roteiro e boas atuações, e repleto de personagens memoráveis, Do Not Disturb não é uma comédia tradicional, portanto não fará seu público gargalhar, mas sim refletir e se emocionar. E, de uma forma estranha e perturbadora, se relacionar e identificar com seus personagens. E por isso se torna uma obra divertida.

Onde assistir ao filme Do Not Disturb (2023)?

O filme turco Do Not Disturb estreou nesta sexta-feira, dia 29 de setembro no catálogo da Netflix.

Trailer do filme Do Not Disturb, da Netflix (2023)

Do Not Disturb: elenco do filme da Netflix (2023)

  • Cem Yılmaz
  • Ahsen Eroğlu
  • Celal Kadri Kınoğlu

Ficha técnica de Do Not Disturb, novo filme da Netflix (2023)

  • Título original do filme: Do Not Disturb
  • Direção: Cem Yilmaz
  • Roteiro: Cem Yilmaz
  • Gênero: comédia dramática
  • País: Turquia
  • Ano: 2023
  • Duração: 114 minutos
  • Classificação: 16 anos

3 thoughts on “‘Do Not Disturb’, a nova ‘comédia’ da Netflix que não te fará rir (e isso é bom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *