O filme Do Not Disturb é a nova comédia dramática da Netfix escrita, dirigida e protagonizada por Cem Yilmaz. A história gira em torno de Ayzek, um homem de meia-idade que perdeu seu emprego de garçom em navios por causa da pandemia, e que luta contra alguns problemas psicológicos, além do recente divórcio, afastamento do seu filho e endividamento.
Quando Ayzek consegue um emprego como gerente noturno do Hotel Komodor, surge a esperança do encerramento dessa crise que ele vem passando. No entanto, tudo se torna uma aventura selvagem e psicodélica protagonizada por alguns hospedes excêntricos, como um professor de literatura musicista e suicida, um homem muito misterioso e suspeito, além de uma farmacêutica alcoólatra.
Leia também
Do Not Disturb não é bem uma comédia
Do Not Disturb é categorizado como uma comédia, mas a maior parte do tempo lida com temas muitos sérios, como as consequências da recente pandemia que passamos e saúde mental. Ayzek, o protagonista, sofre de um transtorno mental, que não é explicitamente identificado no filme, porém assemelha-se à esquizofrenia. Ele é vítima de constantes alucinações e delírios, principalmente quando não toma seu remédio. Tal condição é utilizada na obra como recurso visual e narrativo para tornar o ato antes do clímax uma excelente ponte para o desfecho.
Além dele, Bahtiyar, um professor inteligentíssimo interpretado por Celal Kadri Kinoglu, também está tendo dificuldade em lidar com a sua saúde mental. O docente sofre de depressão e ansiedade, transtornos que foram agravados durante o período pandêmico. Ele só não acaba se suicidando por causa de alguns estratagemas de Ayzek, que sempre faz de tudo para evitar o pior. Os demais personagens do longa também estão enfrentando os seus demônios e aprendendo a lidar com suas peculiaridades.
Vale a pena ver Do Not Disturb?
Respaldado por excelentes atuações, Do Not Disturb mostra, de forma propositadamente confusa, a descida de seus personagens ao abismo da loucura – conforme os personagens entram em contato uns com os outros, eles trazem à tona seus piores lados. São pessoas perturbadas cotidianamente que colocam o peso de seus problemas nos ombros dos outros. E por isso todos os pontos de vistas são interessantes de acompanhar. Ademais, o filme também apresenta a diversidade e riqueza cultural da Turquia, com referências a comida, música e história do país.
Os elementos apresentados acima podem afastar muitas pessoas dessa obra, contudo o filme possui uma trama rápida e envolvente, com reviravoltas capazes de manter o telespectador vidrado. Além de apresentar uma mensagem emocionante e esperançosa sobre superação de desafios e autoconhecimento.
Sustentado por um bom roteiro e boas atuações, e repleto de personagens memoráveis, Do Not Disturb não é uma comédia tradicional, portanto não fará seu público gargalhar, mas sim refletir e se emocionar. E, de uma forma estranha e perturbadora, se relacionar e identificar com seus personagens. E por isso se torna uma obra divertida.
Onde assistir ao filme Do Not Disturb (2023)?
O filme turco Do Not Disturb estreou nesta sexta-feira, dia 29 de setembro no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Do Not Disturb, da Netflix (2023)
Do Not Disturb: elenco do filme da Netflix (2023)
- Cem Yılmaz
- Ahsen Eroğlu
- Celal Kadri Kınoğlu
Ficha técnica de Do Not Disturb, novo filme da Netflix (2023)
- Título original do filme: Do Not Disturb
- Direção: Cem Yilmaz
- Roteiro: Cem Yilmaz
- Gênero: comédia dramática
- País: Turquia
- Ano: 2023
- Duração: 114 minutos
- Classificação: 16 anos
3 thoughts on “‘Do Not Disturb’, a nova ‘comédia’ da Netflix que não te fará rir (e isso é bom)”