“Ficção Americana” (American Fiction), filme que disputa o Oscar 2024 com Jeffrey Wright e Sterling K. Brown, acaba de chegar ao Prime Video. A narrativa baseada no livro “Erasure” é uma crítica divertida ao modo como as pessoas brancas desejam ver pretos ocupando espaços na literatura e na mídia, desde que sigam padrões e estereótipos.
Leia também
‘Assassinos das Luas das Flores’ é mais uma obra-prima de Scorsese
‘Maestro’ vai além das tradicionais cinebiografias
‘A Sociedade da Neve’: uma obra de arte sobre resiliência e solidariedade
Sinopse de Ficção Americana, do Prime Video (2023)
Quando Monk (Jeffrey Wright) vê seu novo livro ser recusado pelos editores e sua família precisando de dinheiro para lidar com a doença de sua mãe, ele decide criar um livro piada e enviar para como protesto. Sua vida muda completamente ao notar que sua obra satírica é levada a sério e se torna um sucesso absoluto.
Leia mais críticas de filmes do Prime Video
Crítica do filme Ficção Amerciana, do Prime Video
Ao ver sua vida desmoronar gradativamente sendo obrigado a tirar uma licença do trabalho e, logo após, tendo que lidar com a morte de sua irmã, Thelonius ‘Monk’ Ellison (Jeffrey Wright) escreve um romance satirizando a sociedade, entregando em um livro tudo de mais estereotipado que um homem negro pode ser. Instantaneamente, sua obra atrai uma editora interessada em publicá-la e a vida de Monk toma novos rumos, já que ele precisa fingir para seus agentes que é um ex-presidiário fugitivo e perigoso.
O humor ácido de “Ficção Americana” é muito bem explorado por Cord Jefferson, diretor e roteirista estreante que consegue expressar a tristeza da família ruindo ao redor da doença da matriarca, e ainda nos faz rir, principalmente nas cenas de Monk e seu irmão Cliff (Sterling K. Brown).
Conforme vê sua ‘pior’ obra caminhar para o sucesso tremendo, Monk questiona se vale a pena trabalhar conforme o mercado pede e passar por cima de seus princípios, mas também aprende sobre si mesmo e sobre o quanto a arrogância às vezes usa vestes de humildade.
Conclusão
“Ficção Americana” não falha como uma sátira e tampouco o faz como drama familiar, tendo ótimas reflexões a respeito de laços de sangue, vulnerabilidades e aceitação. O filme provavelmente não vai levar o principal prêmio do Oscar esse ano, mas sua indicação já é válida porque o coloca sob holofotes de pessoas que talvez nunca fossem assisti-l0.
- Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN
Siga o Flixlândia nas redes sociais
Onde assistir ao filme Ficção Americana (2023)?
“Ficção Americana” estreou nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2024, no catálogo do Prime Video.
Trailer do filme Ficção Americana, do Prime Video (2023)
Elenco do filme Ficção Americana, do Prime Video (2023)
- Jeffrey Wright
- Erika Alexander
- John Ortiz
- Issa Rae,
- Adam Brody
- Sterling K. Brown
Ficha técnica do filme Ficção Americana, do Prime Video (2023)
- Título original do filme: American Fiction
- Direção: Cord Jefferson
- Roteiro: Cord Jefferson
- Gênero: comédia, drama
- País: Estados Unidos
- Ano: 2023
- Duração: 117 minutos
- Classificação: 16 anos
3 thoughts on “‘Ficção Americana’ entrelaça drama familiar com comédia crítica e ácida”