Uma simples reunião de um grupo de seis homens, todos eles pais, para um fim de semana de pescaria nos Estados Unidos é a premissa inicial de “Os Pais” (The Dads), documentário sobre famílias trans que acabou de estrear na Netflix. Dirigido e roteirizado por Luchina Fisher, premiada diretora de curta-metragens, o documentário leva um pai que perdeu o filho e cinco convidados para um retiro masculino para abordar um tema complexo: seus filhos transexuais.
Leia também
‘Nosso Amigo Extraordinário’ faz uma bela jornada pelas relações humanas na terceira idade
‘Novos Ricos’, uma montanha-russa de caos e comédia na Netflix
‘Os Reis de Queenstown’, a superação através do futebol
Sinopse do documentário Os Pais
Em outubro de 1998, em Wyoming, um estado dentre os 50 dos Estados Unidos da América, o jovem Matthew Shepard foi espancado, torturado e deixado para morrer em um crime de ódio que chocou toda uma nação. A causa da morte foi o fato de Matthew ser homossexual. Após o assassinato de seu filho, Judy e Dennis Shepard criaram a Fundação Matthew Shepard para apoio de jovens e familiares LGBTQIA+.
É Dennis Shepard quem inicia o documentário, contando um pouco sobre a última vez em que ele e seu filho Matthew foram pescar juntos. Somos apresentados, então, a cada um dos cinco pais convidados, que orgulhosamente exibem seus filhos trans.
No curto período do documentário é possível sentir o que cada um daqueles homens tem a dizer, sejam seus medos sobre a segurança de seus filhos, já que as mortes e atentados contra pessoas trans vem crescendo cada vez mais nos Estados Unidos; ou o sentimento de angústia e arrependimento sobre não ter conseguido lidar com a transição dos filhos desde cedo.
Vale a pena ver Os Pais?
Conciso e sensível, o documentário e curta-metragem “Os Pais” é excelente para a reflexão e aprendizado. Além de acompanhar o luto de um pai que perdeu o filho para o ódio, vemos pais que lutam diariamente pelos filhos e que os amam, independente de qualquer coisa.
Onde assistir ao documentário Os Pais (2023)?
O curta-metragem ‘Os Pais’ (The Dads) estreou na sexta-feira, dia 17 de novembro de 2023, no catálogo da Netflix.
Trailer do documentário Os Pais, da Netflix (2023)
Os Pais: elenco do documentário da Netflix (2023)
- Dennis Shepard
- Peter Betz
- Stephen Chukumba
- Frank Gonzales
- Wayne Maines
- Jose Trujillo
Ficha técnica do documentário Os Pais, da Netflix (2023)
- Título original do filme: The Dads
- Direção: Luchina Fisher
- Roteiro: Luchina Fisher
- Gênero: Curta-Metragem, Documentário
- País: Estados Unidos
- Ano: 2023
- Duração: 10 minutos
- Classificação: 12 anos
2 thoughts on “‘Os Pais’: documentário é sensível e necessário”