Sunderland Até Morrer temporada 3 crítica da série Netflix

Foto: Netflix / Divulgação

Contando a jornada de luta do Sunderland, que atualmente disputa a Championship, segunda divisão da Liga Inglesa, a série documental esportiva “Sunderland: Até Morrer” (Sunderland ‘Til I Die) chega à sua temporada 3 na Netflix mostrando a história de redenção do clube, que após seguidas frustrações por se manter na “série C”, conseguiu, enfim, ascender a uma nova etapa.

Leia também

‘Bom Dia, Verônica 3: A Caçada Final’ é um marco brasileiro na Netflix

Se não é perfeito, ‘O Amor não Espera’ ao menos entrega algo diferente

‘De Volta às Raízes’ tem final agradável e deixa bela mensagem

Sinopse da série Sunderland Até Morrer

De volta em sua terceira temporada, a badalada série tem agora foco nos esforços do novo proprietário do Sunderland, Stewart Donald, e do diretor executivo, Charlie Methven, para salvar o clube da ruína financeira e tirá-lo da terceira divisão da liga inglesa.

Com acesso exclusivo aos bastidores do time, o documentário em seis partes trafega entre o conselho dirigente, o pessoal do departamento administrativo, jogadores e torcedores. O resultado é um retrato persistente da paixão e dos sonhos que giram em torno do clube.

Leia mais críticas de séries da Netflix

Crítica da temporada 3 da série Sunderland Até Morrer

A terceira temporada de “Sunderland: Até Morrer” é uma série, acima de tudo, sobre resiliência. Depois de seguidas derrotas e amontoar frustrações, a produção da Netflix mostra como um clube só sobrevive graças à sua torcida. Eu, como bom botafoguense, reconheci por muitos momentos o drama do clube inglês com o do Alvinegro (principalmente após a derrocada em 2023).

Como essa é uma série esportiva, não adianta aqui salientar que é uma produção feita para fãs de futebol, porque seria destacar o óbvio ululante. Mas diferente de outros documentários do tipo, destacando times e astros gigantes, “Sunderland: Até Morrer” foca no fracasso. É fácil acompanhar um clube vitorioso como o Manchester City, por exemplo, para ficarmos no âmbito da Premier League. Mas ser torcedor do Sunderland é ser resistência, é fugir do lugar-comum e ser verdadeiramente apaixonado por um escudo.

Catarse emocional

Somente por esses fatores, a série já emociona. Mas é quando todo aquele sofrimento tem uma recompensa, que o coração mais rígido amolece. Somente quem é torcedor de verdade sabe o que é acompanhar essa saga sem saber se um dia terá final feliz. É torcer genuinamente, sem exigir nada em troca, e muitas vezes só levando pancada. Mas quando o desfecho esperado vem, é uma catarse emocionante que ser humano algum é capaz de descrever.

E a produção da Netflix consegue transmitir bem essa aura, embora tenha um ritmo demasiadamente lento e desviado seu foco em alguns momentos, o que pode cansar um pouco os espectadores. Mas o final – sem querer dar spoiler, mas já dando – é o ápice que todo espectador ansiava e, portanto, a recompensa para ultrapassar esses obstáculos ao longo das pouco mais de duras horas. E você não precisa nem ser torcedor do Sunderland para torcer pelo time ou entender o sentimento de seus fãs.

Leia críticas de filmes da Netflix

Conclusão

Se a temporada 3 de “Sunderland: Até Morrer” peca em seu ritmo em alguns momentos, a catarse emocional que a série provoca ao seu final torna válida a paciência exigida do espectador. Quem sofreu nos dois primeiros anos com um time que batia na trave e não subia, vai se sentir aliviado e recompensado com o que a produção proporciona ao subir dos créditos finais.

  • Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir à temporada 3 da série Sunderland Até Morrer (2024)?

A temporada 3 da série documental esportiva “Sunderland Até Morrer” estreou nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro de 2024, no catálogo da Netflix.

Trailer da temporada 3 da série Sunderland Até Morrer (2024)

Ficha técnica da série Sunderland Até Morrer, da Netflix (2024)

  • Título original da série: Sunderland ‘Til I Die
  • Gênero: documentário
  • País: Reino Unido
  • Ano: 2024
  • Temporada: 3
  • Episódios: 3
  • Duração: de 42 a 44 minutos
  • Classificação: 12 anos

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *