Zona-de-Interesse-crítica-do-filme-Prime-Video-2023-2024

Foto: Prime Video / Divulgação

“Zona de Interesse” (The Zone of Interest), do diretor Jonathan Glazer, vencedor do Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, é uma investida ousada no território do Holocausto. Diferente de narrativas tradicionais que enfatizam o sofrimento das vítimas, o longa-metragem que chega ao Prime Video dota uma perspectiva perturbadora: a do comandante nazista Rudolf Höss (Christian Friedel) e sua família.

Leia também

‘Ruim pra Cachorro’, uma sátira sem limites

‘Os Mercenários 4’, um adeus sem honra à franquia

‘Jogos Mortais X’ é o melhor filme da franquia desde o original

Sinopse do filme Zona de Interesse, do Prime Video

O comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua esposa se esforçam para construir uma vida bucólica para sua família em uma casa ao lado do campo de concentração. Mas tudo o que eles construíram é ameaçado quando ele é transferido para um novo campo.

Leia mais críticas de filmes do Prime Video

Crítica do filme Zona de Interesse (2024)

Em “Zona de Interesse”, enquanto a carnificina do campo de concentração de Auschwitz ocorre a poucos metros de distância, a esposa de Höss, Hedwig (Sandra Hüller), dedica-se a criar um lar idílico para seus filhos. Piqueniques à beira do rio, jardins meticulosamente cuidados e uma vida social repleta de fofocas compõem a rotina da família. O horror fica confinado ao “pano de fundo”, evocado apenas por fumaças saindo das chaminés e sons perturbadores.

Essa justaposição é a força motriz do filme. A banalidade do cotidiano nazista contrasta brutalmente com a atrocidade que se desenrola ao lado. Glazer não recorre a imagens explícitas de violência, mas a imersão sonora criada por Johnnie Burn é sufocante. O espectador sente o peso da tragédia se intensificando a cada chiado, grito e disparo de arma.

A atuação contida, porém impecável, de Friedel e Hüller (que também está excelente no sensacional “Anatomia de uma Queda” do mesmo ano, filme pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Atriz) confere ainda mais verossimilhança à narrativa. O ator encarna o burocrata nazista metódico e frio, enquanto ela exibe a frieza daqueles que se beneficiam do sofrimento alheio. Um simples diálogo de Hedwig com a empregada doméstica, onde ameaça espalhar suas cinzas pelos campos de Auschwitz, resume o horror banal que permeia o filme.

Desconfortável

“Zona de Interesse” não é um filme fácil de assistir. A ausência de sentimentalismo e a abordagem indireta do genocídio podem causar estranhamento. No entanto, é exatamente esse desconforto que torna a obra tão poderosa. Ao nos colocar na intimidade da monstruosidade nazista, Glazer nos força a confrontar a questão da indiferença e do mal banal.

É um filme que levanta questionamentos sobre a representação do Holocausto. Com inúmeras obras dedicadas ao sofrimento das vítimas, qual o sentido de contar a história por essa ótica? Talvez a resposta esteja na reflexão que o longa-metragem suscita: até que ponto ignoramos os “campos de concentração” existenciais que se erguem ao nosso redor?

Leia tudo sobre séries do Prime Video

Conclusão

“Zona de Interesse” é uma produção obrigatória para aqueles que buscam uma experiência cinematográfica desafiadora e que provoque reflexão profunda. É uma obra que incomoda, mas que certamente ficará marcada em sua memória. Facilmente, um dos melhores filmes do ano.

  • Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir ao filme Zona de Interesse (2024)?

“Zona de Interesse” está disponível para assinantes do Prime Video.

Trailer do filme Zona de Interesse, do Prime Video (2024)

Elenco do filme Zona de Interesse, do Prime Video (2024)

  • Christian Friedel
  • Sandra Hüller
  • Johann Karthaus
  • Luis Noah Witte
  • Nele Ahrensmeier
  • Lilli Falk
  • Anastazja Drobniak
  • Cecylia Pekala

Ficha técnica do filme Zona de Interesse, do Prime Video (2024)

  • Título original: The Zone of Interest
  • Direção: Jonathan Glazer
  • Roteiro: Jonathan Glazer, Martin Amis
  • Gênero: drama
  • País: Reino Unido, Estados Unidos, Polônia
  • Ano: 2023
  • Duração: 105 minutos
  • Classificação: 14 anos

Sobre o autor

1 thought on “‘Zona de Interesse’ é desconfortável e necessário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *