Círculo de Espiões crítica do filme indiano da Netflix 2023

Foto: Netflix / Divulgação

O cinema indiano vem fazendo cada vez mais sucesso no catálogo da Netflix. As obras de Bollywood – assim como as de cada país – têm suas características bastante específicas, identidade própria. Quem não está acostumado a assistir películas da nação asiática pode estranhar tanto a condução da narrativa quanto alguns pontos bastante peculiares da indústria local ao se deparar com o filme Círculo de Espiões (Khufiya), que acaba de estrear no serviço de streaming.

Baseado no livro “Escape to Nowhere”, de Amar Bhushan, o lançamento conta a história de Krishna Mehra (Tabu), uma membra da Agência de Espionagem Indiana conhecida como R&AW. A personagem é designada para rastrear um traidor da pátria que vende os segredos de defesa do país enquanto luta o tempo todo com sua dupla identidade como espiã e amante.

Leia também

‘Uma Aula de Harmonia’ no nome e no sentido

‘Corrida Para o Topo’ aborda o risco real de não saber parar

‘Do Not Disturb’, a nova ‘comédia’ da Netflix que não te fará rir (e isso é bom)

Vale a pena ver Círculo de Espiões?

Como dito anteriormente, quem não está habituado às produções de Bollywood pode estranhar algumas soluções do diretor Vishal Bhardwaj. Há em Círculo de Espiões alguns dos estereótipos mais conhecidos do cinema indiano, como os famosos musicais e uma dramaticidade deveras exagerada. Infelizmente, essa cenas são uma quebra de clímax para um filme que se autointitula “suspense policial”.

Contudo, quando o longa-metragem ruma em direção ao gênero ao qual se rotula, Círculo de Espiões funciona – e funciona muito bem! Os momentos de tensão e de espionagem não deixam nada a dever para boa parte das obras de Hollywood. A trilha sonora é bem escolhida e agrega demais ao clima do medo que paira no ar, em uma verdadeira ‘guerra fria’ entre Índia e Estados Unidos.

Tirando esses pequenos incômodos e uma duração extensa (de mais de duas horas e meia), que pode afastar uma boa parte do público, Círculo de Espiões mostra que a Índia não está para brincadeiras quando aposta no cinema. O nível já não é como o de anos atrás e a tendência é se elevar cada vez mais.

Círculo de Espiões é uma história real?

Sim, o lançamento da Netflix, Círculo de Espiões, é inspirado em fatos reais. Adaptada do livro “Escape to Nowhere”, escrito pelo ex-chefe da Unidade de Contraespionagem da R&AW, Amar Bhushan, a obra é inspirada em um incidente real ocorrido em 2004, quando um oficial de inteligência sênior suspeito de ser um espião por décadas desapareceu.

A trama relata uma visão rara sobre o estado de conscientização de segurança dos funcionários da Agência de Serviço de Inteligência Externa da Índia, bem como restrições na condução de operações agressivas, armadilhas nas relações de ligação, interesses concorrentes dos serviços de inteligência, riscos na coordenação de informações e o imbróglio da Caxemira.

Onde assistir ao filme Círculo de Espiões (2023)?

O filme indiano Círculo de Espiões estreou nesta quarta-feira, dia 4 de outubro no catálogo da Netflix.

Trailer do filme Círculo de Espiões, da Netflix (2023)

Círculo de Espiões: elenco do filme da Netflix (2023)

  • Tabu
  • Ali Fazal
  • Wamiqa Gabbi
  • Azmeri Haque Badhon

Ficha técnica de Círculo de Espiões, novo filme da Netflix (2023)

  • Título original do filme: Khufiya
  • Direção: Vishal Bhardwaj
  • Roteiro: Vishal Bhardwaj, Amar Bhushan, Rohan Narula
  • Gênero: suspense, policial
  • País: Índia
  • Ano: 2023
  • Duração: 157 minutos
  • Classificação: 14 anos

Sobre o autor

2 thoughts on “Mesmo com altos e baixos, ‘Círculo de Espiões’ amplia o leque de bons filmes indianos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *