Chegou o momento de revelar os filmes que compõem a Première Brasil, a maior e mais importante vitrine do cinema brasileiro, dentro do 27° Festival do Rio. Esta edição será histórica, com o maior número de longa-metragens já apresentados no evento. Ao todo, são 124 títulos, incluindo longas, médias e curtas-metragens. A seleção reflete a diversidade da cinematografia nacional, reunindo obras inéditas, de diretores consagrados e novos talentos.
A programação da Première Brasil 2025 está dividida em várias mostras competitivas e especiais. As principais competições, Competição Principal e Competição Novos Rumos, disputam o Troféu Redentor. Além disso, há seleções especiais, como Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Retratos, Programa Geração, À Meia Noite, Especial Séries Brasileiras e O Estado das Coisas. Esta última terá ainda uma curadoria focada em temas relacionados à COP-30.
Os números da Première Brasil 2025 são impressionantes: 320 longas inscritos, 1000 curtas e 124 filmes selecionados, com 48 concorrendo ao Troféu Redentor. Além disso, o evento apresenta 76 filmes hors-concours, 54 estreias mundiais e 4 séries brasileiras, consolidando sua relevância no cenário audiovisual.
A importância do Festival do Rio
O Festival do Rio se consolida como um pilar vital para o cinema nacional, não apenas com sua seleção de longas e curtas, mas também ao abrir espaço para a exibição de 4 séries brasileiras em noites de gala. Esse momento é uma oportunidade rara de ver, na tela grande, os primeiros episódios de produções altamente aguardadas por diversos públicos de plataformas de streaming, fortalecendo ainda mais o cinema brasileiro em sua diversidade e alcance.
Além de sua importância como vitrine para o audiovisual, a Première Brasil também desempenha um papel fundamental na formação de público. O festival oferece sessões com ingressos a preços populares, seguidas de debates com elencos e equipes dos filmes, criando um diálogo direto entre cineastas e espectadores. Com exibições no clássico Cine Odeon, no coração da Cinelândia, o festival proporciona uma imersão cultural única, permitindo que o público se envolva profundamente com as produções e com as questões contemporâneas do cinema brasileiro.

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Em quais bairros acontecerá o Festival do Rio 2025?
Na sua 27ª edição, o Festival do Rio expandirá sua presença por diversos espaços da cidade, além dos tradicionais cinemas comerciais. Os cinemas do circuito Carioca da Prefeitura e alguns Parques Municipais terão uma programação especial, oferecendo opções para todos os gostos e públicos.
A sede do festival permanece no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, um espaço de 5 mil metros quadrados que abrigará uma programação exclusiva de encontros e debates, com inscrições prévias online. As informações serão divulgadas no site oficial e nas redes sociais do festival, criando um ambiente de conexão e troca de experiências.
Além disso, a sede será o palco do RioMarket, área dedicada a negócios e mercado, reunindo centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional. O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, com patrocínio master da Shell via Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme. A realização é da Cinema do Rio e do Ministério da Cultura / Governo Federal.
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Confira as categorias e os filmes selecionados para a Première Brasil
PREMIERE BRASIL FICÇÃO
A Vida de Cada Um, de Murilo Salles
Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Coração das Trevas, de Rogério Nunes
Cyclone, de Flavia Castro
Dolores, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
Love Kills, de Luiza Shelling Tubaldini
Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães
Ruas da Glória, de Felipe Sholl
Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte
Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar
#SalveRosa, de Susanna Lira

PREMIERE BRASIL DOCUMENTÁRIO
Amuleto, de Igor Barradas e Heraldo HB
Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken
Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins
Honestino, de Aurélio Michiles
Massa Funkeira, de Ana Rieper
Meu Coração Neste Pedacinho Aqui – Dona Onete, de Mini Kerti
PREMIERE BRASIL NOVOS RUMOS
Cartas Para…, de Vânia Lima
Criadas, de Carol Rodrigues
Espelho Cigano, de João Borges
Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler
Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias
Nada a Fazer, de Leandra Leal
Timidez, de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
Uma em Mil, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
Uma Baleia Pode Ser Destroçada Como uma Escola de Samba, de Marina Meliande e Felipe Bragança (HORS CONCOURS)
PREMIERE BRASIL HORS CONCOURS
A Conspiração Condor, de André Sturm
Anos 90: a Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha
As Vitrines, de Flavia Castro
(Des)controle, de Rosane Svartman
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
O Homem de Ouro, de Mauro Lima
Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira
Perrengue Fashion, de Flávia Lacerda
Perto do Sol é Mais Claro, de Régis Faria
Por Nossa Causa, de Sergio Rezende
Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien
Sexa, de Gloria Pires
90 Decibéis, de Fellipe Barbosa

PREMIERE BRASIL RETRATOS
Ary, de André Weller
As Dores do mundo: Hyldon, de Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues
Fernanda Abreu – Da Lata, 30 anos, o documentário, de Paulo Severo
Fôlego – Até Depois do Fim, de Candé Salles
Gláucio Gill – Um Teatro em Construção, de Lea Van Steen e Rafael Cardoso
Meu Tempo É Agora, de Sandra Werneck
Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luís Antônio Pillar
Não Sei Viver Sem Palavras, de André Brandão
Ninguém Pode Provar Nada: a Inacreditável História de Ezequiel Neves, de Rodrigo Pinto
O Brasil Que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, de Renato Terra e Arnaldo Branco
Rei da Noite, de Cassu, Lucas Weglinski e Pedro Dumans
Vou Tirar Você Desse Lugar, de Dandara Ferreira
PREMIERE BRASIL O ESTADO DAS COISAS
Cadernos Negros, de Joel Zito Araújo
Com Causa, de Belisário Franca
Do Outro Lado do Pavilhão, de Emilia Silveira
Invencíveis, de Vitor Leite e Clarice Saliby
Itacoatiaras, de Sergio Andrade e Patrícia Gouvêa
Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, Louise Botkay e Coletivo Lakapoy
Na Onda da Maré, de Lucia Murat
O Pai e o Pajé, de Felipe Tomazelli, Luis Villaça e Iwarete Kaiabi
Pau d’Arco, de Ana Aranha
Reconhecidos, de Fernanda Amim e Micael Hocherman
Rua do Pescador nº.6, de Bárbara Paz
PREMIERE BRASIL MIDNIGHT MOVIES
A Própria Carne, de Ian SBF
Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro
Futuro Futuro, de Davi Pretto
Nosferatu, de Cristiano Burlan
Quarto do Pânico, de Gabriela Amaral Almeida
PREMIERE BRASIL CLÁSSICOS
A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
Gêmeas, de Andrucha Waddington
Hermeto Campeão, de Thomas Farkas
Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez

PREMIERE BRASIL GERAÇÃO
Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello
Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso
Papaya, de Priscilla Kellen
Quatro Meninas, de Karen Suzane
Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem
Trago seu amor, de Claudia Castro
PREMIERE BRASIL SÉRIES
Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, de Andrucha Waddington
Ayô, de Yasmin Thayná
De Menor, de Caru Alves de Souza
Tremembé, de Vera Egito
COPRODUÇÕES BRASILEIRAS
La Quinta, de Silvina Schnicer (Argentina, Brasil, Chile, Espanha)
O Riso e a Faca, de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)
The Black Snake, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França, Colômbia, Brasil)
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PREMIERE BRASIL CURTAS
Alice, de Gabriel Novis
DIU, de Camila Schincaglia
Final 99, de Frederico Ruas
Habitar o Tempo, de Cristiana Grumbach
Jacaré, de Victor Quintanilha
Laudelina e a Felicidade Guerreira, de Milena Manfredini
Meu Amigo Satanás, de Aristeu Araújo e Carlos Segundo
Miranha, de Zahy Tentehar e Luis Bolognesi
O Faz-Tudo, de Fabio Leal
Os Quatro Exílios de Herbert Daniel, de Daniel Favaretto
Peixe Morto, de João Fontenele
Quando Eu For Grande?, de Mano Cappu
Replika, de Piratá Waurá e Heloisa Passos
Safo, de Rosana Urbes
Sebastiana, de Pedro de Alencar
PREMIERE BRASIL NOVOS RUMOS CURTAS
Brasa, de Diane Maia
João-de-Barro, de Daniel Jaber e Lu Damasceno
Klaustrofobia, de João Londres
Os Arcos Dourados de Olinda, de Douglas Henrique
Ponto Cego, de Luciana Vieira e Marcel Beltrán
Presépio, de Felipe Bibian
Sandra, de Camila Márdila
Sobre Ruínas, de Carol Benjamin
PREMIERE BRASIL O ESTADO DAS COISAS CURTAS
A Tragédia da Lobo Guará, de Kimberly Palermo
Entre nós, vive o rio, de Day Rodrigues
Réquiem para Moïse, de Susanna Lira e Caio Barretto Briso
São as Regras, de Flávia Vieira
Tia Morgana, de Athena Sofia
Vípuxovuko – Aldeia, de Dannon Lacerda
PREMIERE BRASIL PANORAMA CARIOCA DE CURTAS
Crônicas Marginais, de Marcos Braz da Cruz Eleoterio
Memória das Águas, de Catu Rizo
O Menino e as Borboletas Zumbis, de Pê Moreira e Thomas Argos
Teia, de Claudia Castro
PREMIERE BRASIL HORS CONCOURS CURTAS
Coração Bandeja, de Jonas Araújo
Memórias com Vista pro Mar, de Marton Olympio
Samba Infinito, de Leonardo Martinelli
Transferências, de Gabriel Edel
PREMIERE BRASIL RETRATOS – CURTAS
Eunice Gutman Tem Histórias, de Lucas Vasconcelos
Marina Colasanti, Entre a Sístole e a Diástole, de Alessandra Colasanti
Sem a Mida Não Dá, de Pedro Carvana e Raoni Seixas
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.