Posso te Contar um Segredo crítica da série Netflix 2024 (Can I Tell You A Secret)

Foto: Netflix / Divulgação

“Posso te Contar um Segredo” (Can I Tell You A Secret) é uma série documental que mergulha no universo sombrio do ciberstalking através das histórias das vítimas de Matthew Hardy.

Leia também

Abra sua mente com ‘Só para Adultos: Países Baixos e Alemanha’

Terceira temporada consolida ‘Warrior’ como uma das melhores séries da atualidade

‘Comédia do Caos’ não entrega o que promete

Sinopse de Posso te Contar um Segredo, da Netflix

Durante uma década, Matthew Hardy aterrorizou mulheres por todo o Reino Unido, assediando-as pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. Rotulado como “o pior ciberstalker da Grã-Bretanha”, ele passou despercebido pelas autoridades por anos, antes de finalmente ser preso em 2022.

A série dividida em duas partes aborda, em especial, as vidas de três mulheres, que mudaram para sempre quando um prolífico stalker se infiltra em suas contas de mídia social. E eles são apenas uma fração de suas muitas vítimas.

Leia mais críticas de séries da Netflix

Crítica da série Posso te Contar um Segredo?

O documentário da Netflix, uma produção da empresa de Louis Theroux Mindhouse, foca principalmente nas histórias de três mulheres que foram perseguidas por Matthew Hardy: Lia, Abby e Zoe, todas com presença marcante nas redes sociais. O início do tormento era simples, com uma mensagem de texto: “Posso te contar um segredo?”. Em poucos dias, o homem inundava as caixas de entrada das garotas, ligando várias vezes à noite e causando estragos em suas vidas pessoais ao se passar por familiares e amigos.

O documentário consegue reunir os fatos e pontos-chave de um caso complexo envolvendo múltiplas vítimas, sem glorificar o agressor. Muitas das comunicações escritas de Hardy com suas vítimas são dramatizadas por um ator, transmitindo a rapidez e facilidade de suas ações.

Perguntas sem respostas

Embora as histórias sejam horríveis, o documentário as trata com sensibilidade. No entanto, a segunda parte do documentário começa a perder um pouco o foco. Simplesmente não há tempo suficiente para condensar esse complexo caso em menos de duas horas. Momentos que deveriam ter recebido mais destaque, como a recusa da polícia em ir à casa de Abby após ela receber uma ameaça de Matthew (e dizer a uma abalada Abby que essas ameaças não eram sérias), são apenas mencionados de passagem.

Após examinar o efeito que Hardy teve na vida de suas vítimas no primeiro episódio, o documentário tenta entender por que exatamente ele fez o que fez no segundo episódio – mas ficamos sem respostas após os créditos. Uma entrevista com um antigo amigo de escola de Matthew estabelece que ele era um ‘outsider’, mas pouco mais – e embora o documentário dedique bastante tempo ao policial Kevin Anderson de Cheshire, cujos esforços finalmente resultaram em um caso contra Matthew, por que demorou tanto para a polícia levá-lo a sério desde o início?

O desfecho, de certa forma, é feliz: a determinação das mulheres e sua disposição para falar acabaram levando Hardy a ser condenado a nove anos de prisão, por cinco acusações de perseguição. Mas as perguntas que o documentário faz permanecem sem resposta, e o imperturbável Hardy continua sendo uma figura sombria no meio de uma teia de aranha: desarmado, mas ainda perigoso.

Leia críticas de filmes da Netflix

Conclusão

“Posso te Contar um Segredo” expõe a realidade assustadora do ciberstalking e suas consequências devastadoras. Ao focar nas histórias das vítimas de Matthew Hardy, a série destaca a urgência de reconhecer e enfrentar a violência online, especialmente quando direcionada às mulheres. A sensibilidade com que o documentário aborda essas questões e a coragem das mulheres em compartilhar suas experiências são inspiradoras. No entanto, a falta de respostas sobre as falhas no sistema legal e policial deixa uma sensação de frustração.

  • Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN

Siga o Flixlândia nas redes sociais

Onde assistir à série Posso te Contar um Segredo?

“Posso te Contar um Segredo” estreou nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro de 2024, no catálogo da Netflix.

Trailer da série Posso te Contar um Segredo, da Netflix

Ficha técnica da série Posso te Contar um Segredo, da Netflix (2024)

  • Título original da série: Can I Tell You A Secret?
  • Gênero: documentário, policial
  • País: Reino Unido
  • Ano: 2024
  • Temporada: 1
  • Episódios: 2
  • Duração: 51 minutos
  • Classificação: 14 anos

Sobre o autor

1 thought on “‘Posso te Contar um Segredo?’ é sensível, mas deixa perguntas sem respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *