“Salma e o Grande Sonho” (Dia de Muertos / The Big Wish), lançado em 2019, é um filme que mergulha na cultura e tradições mexicanas, com um enredo centrado na celebração do Dia dos Mortos. No entanto, apesar de sua premissa promissora e de sua rica paleta de cores, a animação não conseguiu atender plenamente às expectativas.
Leia também
‘Quando Encontrei Você’: os clichês de sempre, mas com alguns bons predicados
Netflix lança documentário sobre a música ‘We are the World’: veja o trailer
‘Somos Guardiões’ é um alerta para a humanidade
Sinopse de Salma e o Grande Sonho
O filme conta a história de Salma, uma jovem órfã que passou a maior parte de sua vida procurando pistas sobre seus pais. Um dia, ela descobre um livro especial repleto de histórias e embarca em uma aventura com seus irmãos adotivos para encontrar seus pais. A jornada da protagonista é cheia de reviravoltas e revelações, à medida que ela se aprofunda mais na história de sua família e nas tradições de seu povo.
Leia mais críticas de filmes da Netflix
Salma e o Grande Sonho é bom?
“Salma e o Grande Sonho” tenta abordar temas profundos e significativos, como a importância da família e a celebração da vida após a morte. No entanto, a execução desses temas deixa a desejar. O roteiro do filme é fraco e os personagens não são bem desenvolvidos, o que dificulta a conexão do público com a história.
A opção de uma estética com cores frias em um filme ambientado durante a celebração do Dia dos Mortos, evento tradicionalmente conhecido por ser vibrante e cheio de vida, se mostra em desacordo com a atmosfera geral da data. Além disso, a representação da cultura mexicana é mal conduzida, não conseguindo capturar a autenticidade e o respeito pela tradição do país.
A animação também não agrega nada ao gênero. Em um ano que tivemos no cinema “Como Treinar o Seu Dragão 3”, “A Família Addams” e “Pet: A Vida Secreta dos Bichos 2”, por exemplo, os traços são genéricos e sem qualquer evolução técnica, “Salma e o Grande Sonho” passa despercebido, sem chamar a atenção de quem gosta desse tipo de filme. Apesar disso, o desenho ainda tem seus momentos. Como a história da protagonista, que é emocionante, e a poderosa mensagem sobre a importância da família e a celebração da vida após a morte.
Leia críticas de séries da Netflix
Conclusão
Aqueles que procuram uma representação autêntica e respeitosa da cultura mexicana podem ficar desapontados com “Salma e o Grande Sonho”. Mas quem gosta de animações e está interessado em uma história que explora temas de família e herança, podem até se identificar com o filme. Nem 8 nem 80.
- Vai comprar na Amazon? Então ajude o Flixlândia adquirindo seus produtos pelo nosso link: https://amzn.to/41fnLbN.
Siga o Flixlândia nas redes sociais
Onde assistir ao filme Salma e o Grande Sonho (2019)?
O filme “Salma e o Grande Sonho” estreou nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2024 no catálogo da Netflix.
Trailer do filme Salma e o Grande Sonho, da Netflix (2019)
Salma e o Grande Sonho: elenco do filme da Netflix (2019)
- Stef Aerts
- Annelore Crollet
- Matteo Simoni
- Gene Bervoets
- Jan Bijvoet
- Pierre Bokma
Ficha técnica do filme Salma e o Grande Sonho, da Netflix (2019)
- Título original do filme: Dia de Muertos / The Big Wish
- Direção: Carlos Gutiérrez Medrano
- Roteiro: Eduardo Ancer, Juan J. Medina, Pancho Rodríguez
- Gênero: animação, família, fantasia
- País: México
- Ano: 2019
- Duração: 93 minutos
- Classificação: livre