Cinebiografias geralmente decepcionam por mostrar uma visão romantizada, e mesmo alguns exemplos premiados exageram em ser chapa branca. Elevar o ego ou o branding do retratado muitas vezes se sobrepõe a contar uma história interessante ou até mesmo verdadeira, misturando ficção e justificativas para que a estrela, por pior que tenha sido em vida, ainda saia com uma boa imagem. O equilíbrio entre um roteiro e fato é sempre delicado, e “Coração de Lutador: The Smashing Machine” pode dizer que alcança tal feito.
O novo projeto da vida de Dwayne “The Rock” Johnson parece feito sob medida para a temporada das premiações, e mostra um pouco de medo de repetir os erros de outras obras. O astro interpreta Mark Kerr, cujo apelido que dá o título da película veio por suas apresentações nas lutas de Artes Marciais Mistas quando o esporte era praticamente mato.
Sinopse
Em Coração de Lutador, acompanhamos a história da lenda do MMA Mark Kerr (Dwayne Johnson), cuja carreira promissora foi atravessada por dilemas pessoais intensos, tendo que lidar com o uso de opioides e problemas com sua companheira Dawn (Emily Blunt).
➡️ Siga o Flixlândia no WhatsApp e fique por dentro das novidades de filmes, séries e streamings
Crítica
Ao mesmo tempo que é um filme redondo, falta um pouco da ousadia que Kerr mostrava nos ringues e octógonos da vida. Não entenda mal: o filme é excelente. A escolha por filmar com 16mm do diretor Ben Safdie (conhecido por dirigir Adam Sandler em “Joias Brutas”) dá a sensação ao espectador de estar nos anos 90. A direção de arte, idem: o trabalho da produção é irretocável em reproduzir a época.
A dupla de protagonistas, com o já citado The Rock e Emily Blunt como a esposa alcoólatra Dawn Staples, entregam além das expectativas. Blunt já é reconhecida como uma grande atriz, e a surpresa é The Rock. Querendo ser visto além dos filmes de ação descartáveis engraçadinhos e como um bom ator, a dedicação do astro ao papel o fará com certeza também ser lembrado em muitos eventos de tapete vermelho ano que vem.

A ‘outra’ força de Dwayne Johnson
Dwayne retrata o lutador como alguém que, por mais que pense apenas em vencer, demonstra uma inadequação em diversos momentos que seria o ápice do machão lutador. O problema com opióides não começa por diversão, e sim por não aguentar as dores dos treinamentos e confrontos. Questionado, não consegue conceber a existência da derrota, algo comum para qualquer esportista, mesmo os mais vencedores.
A interpretação de The Rock ganha força por deixar claro que a máscara de invencível de Mark Kerr é apenas isso: uma máscara, utilizada por alguém de carne, osso e carga psicológica vinda de diversas direções. Com um relacionamento amoroso marcado pela distância, Kerr se sente mais à vontade com outros lutadores.
➡️ ‘Bicho Monstro’: quando a metáfora abraça a realidade
➡️ ‘Mantis’ não consegue se sustentar sozinho
➡️ ‘Zoopocalipse’ é uma introdução perfeita para o terror infantil, com muito neon e carisma
Conclusão
O problema não são os atores ou a direção de arte, e sim a direção. Tudo tão minimamente calculado para a temporada de premiações que falte talvez um pouco de ousadia.
Porém, talvez seja pedir demais, já que em todos os outros aspectos a qualidade de realização é acima da média atual dos filmes nas telas, e o trabalho de The Rock esteja num patamar que dificilmente outros brutamontes das telonas tenham capacidade ou oportunidade de alcançar.
➡️ Quer saber mais sobre filmes, séries e streamings? Então acompanhe o trabalho do Flixlândia nas redes sociais pelo Instagram, X, TikTok e YouTube, e não perca nenhuma informação sobre o melhor do mundo do audiovisual.
Onde assistir ao filme Coração de Lutador: The Smashing Machine?
O filme estreia na quinta-feira, 02 de outubro de 2025, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Veja o trailer de Coração de Lutador: The Smashing Machine (2025)
Quem está no elenco do filme Coração de Lutador: The Smashing Machine?
- Dwayne Johnson
- Emily Blunt
- Ryan Bader
- Bas Rutten
- Kenny Rice
- Jerin Valel
- Andre Tricoteux
- James McSweeney
- Jonathan Corbblah
- Ilan Rosenberg
- Ilan Rosenberg